Definidos os representantes dos surfistas da Praia do Rosa que irão debater com os pescadores e o Poder Público a Safra da Tainha 2024

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), promoveu, na última quarta-feira (20), uma reunião com os surfistas da Praia do Rosa. Em pauta, a escolha dos representantes do esporte para a tratativa com pescadores e o Poder Público relacionada Safra da Tainha 2024.

Todos os anos, a prefeitura, a Polícia Militar, a Colônia de Pescadores Z-13 e as associações de surfe definem acordos para o início da Pesca da Tainha em Imbituba. Nos últimos anos, a Praia do Rosa não teve uma representação de surfistas.

“Essa falta de representatividade acabou por gerar a não utilização do sistema de bandeiras pelos pescadores no Canto Sul da Praia do Rosa. Dessa forma, muitos turistas vieram surfar e foram surpreendidos pela proibição, inclusive, foram até agredidos”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Alex Bondan.

Para evitar novos registros de violência, a SEDETUR buscou, antecipadamente, os representantes dos surfistas para que o sistema de bandeiras seja implementado na Praia do Rosa, em comum acordo com os pescadores.

O novo chefe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Stefano Dinicidolfi, esteve presente no encontro e aprovou a iniciativa. “A gente espera que se concretize essa organização. Acho bastante importante que a comunidade sempre se associe e promova reuniões”, ressaltou Stefano, representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).