Identidades são emitidas para apenados em Imbituba

Na tarde desta quarta-feira (08), os servidores do Espaço Cidadão da Prefeitura Municipal de Imbituba estiveram na Unidade Prisional de Imbituba, para realizar a coleta dos dados para a confecção da Carteira de Identidade de alguns apenados.

O Espaço Cidadão foi ao local a pedido da Direção e Assistência Social da Unidade Prisional. “A identidade é um documento fundamental para que o preso possa exercer seus direitos, para receber benefícios e para se reintegrar à sociedade após cumprir sua pena. Dessa forma, é essencial serem criadas medidas para garantir que o acesso aos documentos seja possível, mesmo estando o indivíduo privado de liberdade”, destacou João Miguel Nolasco, Superintendente do Espaço Cidadão.

A ação vem sendo realizada desde dezembro de 2023 e na oportunidade desta quarta foram atendidos cinco apenados que não possuíam documento de identificação. Ariane Rebelo, supervisora administrativa do setor, ressaltou que o Espaço Cidadão pode emitir o documento de identidade, diretamente no local. “O preso perdeu somente o direito da liberdade, conservando o direito de ser cidadão, por isso, a importância de mesmo que a pessoa esteja presa poder tirar e ter seus documentos pessoais sem quaisquer empecilhos”, destaca Ariane.