Imbituba


Veja por que Imbituba é um dos destinos
mais procurados de Santa Catarina

O município de Imbituba, localizado ao Sul de Santa Catarina, é reconhecido internacionalmente por suas belezas naturais. Quem busca por tranquilidade facilmente pode apaixonar-se pela cidade, com suas belas praias, lagoas, dunas, ilhas, piscinas naturais e mata nativa. Uma combinação perfeita de elementos da natureza que garantem atrativos turísticos entre os mais comentados no Brasil.

Contando com uma das baías mais belas do mundo, a Praia do Rosa, a cidade também se destaca pela sua gastronomia típica, à base de frutos do mar, oferecidas nos bares e restaurantes de toda a cidade, com destaque para o Rosa, Barra de Ibiraquera, Itapirubá e Porto da Vila, além das opções na região central da cidade.

Outras atrações de destaque são os campings, trilhas para caminhadas, corridas e ciclismo, passeios de caiaque, aulas de Stand-up Paddle e a prática de esportes náuticos, sendo palco de campeonatos nacionais e internacionais de surf, kitesurf e windsurf. Não é a toa que a Praia da Vila foi sede durante oito anos do maior campeonato de surfe mundial, o World Championship Tour (WCT), e eventualmente recebe os circuitos de acesso, o Word Qualifying Series (WQS), além de campeonatos estaduais e municipais durante todo o ano.

Sem falar nas suas construções históricas, como a Igreja Matriz, a antiga Usina Termelétrica de Imbituba – hoje transformada em espaço cultural, as igrejas Sant’Anna do Mirim e de Vila Nova, as famosas “torres gêmeas”, o Imbituba Hotel e os chalés da região central, que pertenciam à família Catão.

Imbituba é considerada a capital nacional da Baleia-Franca e se destaca pelos esforços na conservação da espécie, com o Museu da Baleia como um de seus principais atrativos turísticos. Construído na antiga armação baleeira, traz equipamentos e instrumentos utilizados na caça e resgata a história da atividade, recebendo pesquisadores e visitantes do mundo todo.

A cidade possui nove praias, que oferecem a observação de baleias como atividade turística no inverno, de julho a novembro, e se destacam pela qualidade das águas, garantia certificada pela Fundação de Apoio Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma).

O comércio local oferece uma variedade de lojas de diferentes segmentos, tendo como destaque vestuário e calçados. A principal rua da cidade, a Nereu Ramos, oferece calçada estendida para o pedestre passear com segurança. O comércio funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Aos sábados, o horário é das 9h às 13h. Em sábados especiais as lojas ficam abertas até às 17h, sem fechar ao meio dia. Aos domingos as lojas não abrem.

Imbituba vem de “Imbé”, termo indígena que se refere a uma espécie de cipó existente em grande quantidade no município, utilizado na confecção de cordas para o uso de pescadores e agricultores açorianos. Hoje, a cidade se apresenta como uma das regiões mais promissoras do Estado, contribuindo com o desenvolvimento econômico através do Porto de Imbituba e do distrito industrial.

Destino para toda a família, Imbituba é um bom lugar para morar ou visitar em qualquer estação!