Sistema de Bandeiras da Safra da Tainha é definido para todas as praias

A Colônia de Pescadores Z13 recebeu representantes de pescadores, da Polícia Militar e dos surfistas nessa sexta-feira (26), para tratarem da Safra de Tainha 2024. Entre as definições, foi estabelecido que todas as praias onde existem pontos de pesca funcionarão no sistema de bandeiras que autorizam ou não a prática do surf.

O Sistema de Bandeiras consiste no hasteamento de bandeiras na cor branca, quando apenas a pesca é permitida, e na cor azul quando o surf está liberado. O presidente da Colônia de Pescadores Z13, Volnei Silveira, conduziu a reunião. “Todos os pontos de pesca terão dois responsáveis pela questão da bandeira. Estes nomes ficarão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca”, garantiu Silveira.

Praias como Vermelha e Luz, que não utilizaram o Sistema de Bandeiras nos últimos anos, também adotarão as medidas de adequação. O período de safra de 2024 para cerco/traineira será de 1º de junho a 31 de julho e para o emalhe anilhado de 15 de maio a 31 de julho, ou até atingirem a cota estabelecida.

A Prefeitura de Imbituba foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Pesca, Anselmo Souza, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (Sedetur), Alex Bondan. “Houve avanço em algumas questões, mas infelizmente uma das demandas da Associação de Surf de Imbituba (ASI) não foi aceita pelos pescadores. Contudo, na próxima semana tentaremos novamente viabilizar uma área de escape totalmente liberada para a prática do surf na região central da cidade”, comenta o secretário da Sedetur, Alex Bondan.

A Sedetur também pretende estender o projeto Amigo do Turista nos finais de semana de vento sul na Praia do Rosa. “Nossa ideia é que os profissionais deste projeto fiquem no Rosa Sul para informar os turistas sobre o Sistema de Bandeiras para evitarmos as cenas de violência registradas no ano passado”, finaliza Bondan.