Oficina organizada pela Associação Catarinense de Bibliotecários será realizada no próximo sábado em Imbituba

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, de Imbituba, receberá, no próximo sábado (29), às 10 horas, uma oficina inclusiva relacionada as pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico​. O evento marca o encerramento do “39º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina”, que já passou por cinco regiões de Santa Catarina.

O Painel Biblioteconomia em Santa Catarina é um evento estadual que ocorre desde 1982, promovido pela Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB). Nesta 39ª edição, o tema será “Bibliotecas Inclusivas: promovendo a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas”.

A realização do painel é apoiada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (edição 2022) e tem a execução da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A etapa da Região Sul, que será realizada em Imbituba, contará com a parceria da Prefeitura de Imbituba.

​A proposta da oficina é refletir a respeito da biblioteca pública como um espaço voltado à democratização da informação, com responsabilidade social, bem como, discutir sobre os serviços oferecidos pelo equipamento público que podem auxiliar os moradores em situação de rua e em vulnerabilidade social.

Mais informações:

Inscrição, exclusivamente, por e-mail: secretaria@acbsc.org.br

Oficina – “Bibliotecárias/os e Bibliotecas Públicas: um olhar inclusivo sobre pessoas em situação de rua e sofrimento psíquico”​

Público – bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, professores, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, e/ou quaisquer pessoas interessadas na temática.

Vagas – 15 (gratuitas).

Data – 29 de abril.

Horário – das 10 às 12 horas.

Local – Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa – Rua Nereu Ramos, 326, Térreo – Centro – Imbituba.

Maps: https://g.page/bibliotecapublicaimbituba

Informações sobre o local: WhatsApp da Biblioteca Pública Imbituba

Palestrantes:

Daniella Camara Pizarro | PPGINFO/ DBI UDESC

Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Informação (DBI /FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Coordenadora do curso de Biblioteconomia à distância do DBI/FAED/UDESC e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação – PPGINFO/FAED/UDESC. Doutora em Ciência da Informação, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Cultura Impressa e Digital (GP-CiDi).

Caroline Kern | PPGE UDESC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1997), mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005), Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2014).

Mediadora:

Gláucia Maindra da Silva (mediadora) | Prefeitura de Imbituba

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Experiência na área de gestão cultural em unidades de informação. Atua nas áreas de biblioteconomia, informação, cidadania e ação cultural. Atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa desde 2012 e coordena desde 2015 o projeto cultural itinerante “Tenda Literária”.