Primeiro convênio do Ceitec será assinado nesta quarta-feira

Prefeito Jaison Cardoso assina convênio com o Senac para a realização de novos cursos

Recentemente a câmara de vereadores aprovou e o prefeito Jaison Cardoso sancionou a lei 4327/14, que cria o Centro Integrado de Tecnologia e Qualificação Técnica, Social e Profissional de Imbituba (Ceitec). E trabalhando na direção da profissionalização da mão de obra, o prefeito assina a primeira parceria já nesta quarta-feira, dia 29, com o Senac.

O ato acontece às 16 horas, na sala de reuniões da prefeitura, junto com representantes do Senac, que vão fomentar o início de um novo modelo de trabalho. “A constituição de um órgão de integração das ações de ensino tecnológico, técnico e de qualificação profissional, direcionado ao fomento de cursos de modalidades diversas no âmbito municipal é de extrema importância para a qualificação profissional do imbitubense”, ressalta o chefe de Executivo.

O Ceitec deverá agregar todas as informações relacionadas às demandas por profissionalização de jovens e adultos, bem como, das necessidades empresariais por mão de obra qualificada, evitando-se sobreposição de cursos e ampliando a oferta dos mesmos.

O Centro vai firmar parcerias, convênio e cooperação técnica com órgãos do Governo Federal, especialmente com os ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social; do Trabalho; e do Governo Estadual, com a Secretaria de Estado da Educação e, também, do Desenvolvimento Social, entre outras. Além de estabelecer os mesmo vínculos com instituições de ensino, pesquisa e extensão, públicas e privadas, nacionais e internacionais, bem como, com entidades de pesquisas, organismos multilaterais, associações e organizações da sociedade civil.

“Estamos sempre em busca de parcerias, especialmente com o Pronatec e outros órgãos e o Ceitec vai concentrar todas as informações para a realização de um trabalho ainda mais pro – ativo”, frisa Michela Freitas, secretária de Educação.

Texto: João Batista Coelho Júnior