Conferência de Saúde define metas e representantes de Imbituba para etapa estadual

Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, a 5ª Conferência Municipal de Saúde definiu as metas da cidade para as políticas públicas da área e também quem serão os representantes de Imbituba para a Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em Lages nos dia 23, 24 e 25 de setembro. O evento contou com aproximadamente 250 pessoas e ficou cheio durante todo o dia.

Maria de Lourdes de Souza Pires, presidente do Conselho Municipal de Saúde, explicou a importância do evento. “As conferências de saúde são constituídas em espaços de discussão com o intuito de avaliar e propor melhorias ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Pois pensar o SUS é um ato muito além da reflexão, pois o SUS que temos é o que queremos? Muitas propostas elaboradas em conferências anteriores são hoje diretrizes do sistema.”

Maria Martins, secretária de Saúde agradeceu a todos os presentes pela disposição em participar. “Estamos vivenciando hoje um momento privilegiado, em que as discussões e os trabalhos em grupo são o ponto alto das atividades. Pensar o SUS é muito complexo e requer a colaboração de diversos segmentos para que possamos planejar, organizar e estruturar as nossas políticas públicas de Saúde”, destaca.

A mediadora, Helen Schmitt, que é enfermeira do Estado, trabalhou a partir do documento orientador que o conselho nacional de saúde fez para guiar para as discussões. “A discussão é sobre propostas do que precisa melhorar em Imbituba, mas também das políticas de saúde estadual e federal. Cada um de nós somos responsáveis pelas ações que precisam ser tomadas, no nosso âmbito de atuação, como trabalhador da saúde, prestador de serviço, gestor e até o usuário. O que estamos discutindo, principalmente é reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; universalidade do acesso; equidade da assistência e igualdade e regionalização”, destaca.

As metas foram debatidas nos eixos teóricos definidos de acordo com as diretrizes da 15ª Conferência Nacional, Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Delegados para a 7ª Conferência Estadual de Saúde

Delegados dos Trabalhadores em Saúde

Fernanda Monteiro e Yudy Andrea Molina

Suplente: Liliane Emidio Matos