Outubro Rosa começa em Imbituba A prevenção e a descoberta precoce do câncer de mama são os principais objetivos

Imbituba participa do movimento internacional Outubro Rosa. A Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, através do Centro de Referência da Mulher – Cerem e Estratégia de Saúde da Família – ESF, preparou uma programação especial com o objetivo de conscientizar e dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, principalmente, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce.

A campanha também busca facilitar o acesso de qualidade e em tempo hábil e eficiente ao tratamento. “As ações da secretaria neste mês estarão voltadas para a saúde da mulher, estimulando a população, grupos e empresas a trabalhar nessa luta que é de todos nós, que é a prevenção do câncer de mama. O combate pode começar agora”, afirma Maria Martins, secretária.

Maria lembra que mesmo com a mudança da faixa etária, que tem a indicação para a mamografia gratuita, ter passado dos 40 para os 50 anos no Brasil, em Imbituba os exames são feitos independente da idade, a partir da indicação médica, principalmente para as mulheres com o histórico familiar de câncer de mama. “Procure-nos para conversar, o Cerem não fecha ao meio-dia, também há a Rede Feminina, fazendo os exames preventivos também para o colo do útero, não precisa ter sintomas, o importante é ter saúde”, explica.

Durante todo o mês o Cerem terá ações de conscientização e orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama, através de vídeos e atividades nas salas de espera e nas consultas de enfermagem. Destaque para as ações entre os dias 20 e 24, na chamada Semana D, com oferta de mamografias, consultas, dia da beleza, caminhadas e aferição da pressão arterial, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família

01 a 03/10

Entrevistas nos veículos de comunicação da cidade para conscientização e divulgação do Outubro Rosa, falando sobre a saúde da mulher.

Local: Prefeitura Municipal de Imbituba – Espaço Cultural

Horário: das 13h às 17h

Mobilização, orientação e conscientização com equipe do Cerem, para todos os funcionários e usuários e diversas atividades, oferta de mamografia, exames de toque, distribuição de folder, roda de troca de saberes com mulheres acometidas pelo câncer de mama, música, vídeos, entre outras.

Local: Hospital São Camilo

Horário: das 13h às 17h – Mobilização, conscientização no Hospital São Camilo com a equipe do Cerem, com distribuição de material educativo, oferta de mamografias, exames de toque, diversas atividades com funcionários conversando sobre a temática.

Local: Cerem

Horário: 13h30 – Palestra com a equipe da Saúde Bucal para as gestantes do Cerem, em comemoração ao Outubro Rosa, na oportunidade serão ofertadas cinco consultas/mês às participantes.

20 a 24/10

Local: Unidades de Saúde dos bairros

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h – “Semana D”- atividades diversas, oferta de mamografia, consultas, dia da beleza, distribuição de folders, caminhadas, aferição da pressão arterial, brechó, com a Estratégia Saúde da Família- ESF, nas comunidades.

Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz