Programa Vem Ser já está atendendo

O atendimento já inicia nesta sexta (8), das 13h30 às 17h. A partir de setembro, com o início das oficinas, o funcionamento será das 9h às 12h e das 14h às 17h

A Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) do Governo de Imbituba em parceria com a Votorantim Cimentos inauguraram nesta quinta-feira (7) o Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente do Programa Vem Ser. O objetivo é atender crianças e adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa de advertência, encaminhadas pelo Poder Judiciário e/ou Conselho Tutelar, objetivando prevenção e acompanhamento quanto à dependência química.

O prefeito Jaison Cardoso afirma que o Vem Ser será completo, atendendo a criança ou adolescente e a família. “O programa pretende promover a capacitação permanente para os profissionais do atendimento e demais pessoas envolvidas, além de potencializar o acompanhamento aos familiares com apoio psicológico, ocupacional, de profissionalização e geração de renda, para que exista uma integração à sociedade e a oportunidade de que a família seja independente”, diz.

A secretária Selma Elias Wesphal acredita que a inauguração do espaço é um marco na parceria entre o município, o judiciário e a iniciativa privada, que será um exemplo para as outras cidades de Santa Catarina. “São ações em comum com o objetivo de prevenir, um olhar do social para as crianças e adolescentes, que fará a diferença para que tenhamos cidadãos completos. Acreditamos que cidadãos organizados mudam a sociedade. Quando escolhemos o nome Vem Ser, pensamos nos seres humanos que terão a oportunidade de se desenvolver num todo”, destaca.

Daniel Gomes, Gerente de Fábrica Unidade Imbituba. “A Votorantim Cimentos apoia em todo país projetos que defendem e garantem os direitos das Crianças e Adolescentes e temos muita satisfação em contribuir no município de Imbituba para a realização do Programa Vem Ser, que oferecerá apoio e qualidade de vida às crianças e jovens de nossa cidade”, frisa.

A gerente do programa, Marivone Mendonça, explica que a conquista é resultado de um processo. “Tudo começou através do diagnóstico da real situação sobre a violação dos direitos da criança e do adolescente na cidade com o Programa VIA – Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente do Grupo Votorantim, realizado em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e executado pela Seash. O resultado deste diagnóstico indicou a necessidade de implantar o Programa Vem Ser, que será desenvolvido a partir da implementação do Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente”, explica.

Como funciona

O Programa Vem Ser ofertará atendimento psicológico individualizado, oficinas temáticas, oficinas ocupacionais e profissionalizantes. Também realizará ações de prevenção e acompanhamento com atividades socioeducativas, como apoio à rede de atenção às crianças e adolescentes que ainda não respondem a medidas socioeducativas, mas já foram advertidas pelo Ministério Público.

Para as crianças e adolescentes serão oferecidas inicialmente oficinas de informática, xadrez, muay thai, jiu jitsu, dança, atletismo, corrida rústica e inglês e espanhol básico. Para as mães serão oficinas profissionalizantes, para atender a família como um todo, com aulas de corte e costura, bordado à máquina, fabricação de sandálias de dedo e tear.

A casa está instalada na Rua Adelfo Pamato, n° 722, Centro, uma rua após a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima