Prefeitura, Conselho de Saúde e Hospital São Camilo discutem novo convênio

Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito de Imbituba Rosenvaldo Júnior recebeu na sala de reuniões do gabinete, representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Hospital São Camilo, para tratativas do novo repasse para o Hospital.

Na ocasião o prefeito apresentou o valor que o município repassa para o Hospital São Camilo por mês e ainda explicou a importância de se ter um Hospital funcionando na cidade. O Prefeito afirmou ainda, que é imprescindível a participação popular, através da representatividade do Conselho Municipal de Saúde, na construção dos convênios com as entidades. O município mantém convênio também com APAE, AMAI, Casa de Repouso e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“Hospital São Camilo hoje tem um papel de suma importância na vida dos munícipes, meu compromisso de saúde é de manter a emergência do Hospital aberta para que os moradores daqui não tenham que procurar outro lugar para serem atendidos.  Lembrando que hoje temos maternidade, com plantão, equipes de sobreaviso e hospital 24 horas abertos para receber qualquer pessoa que necessite de atendimento”, afirma o prefeito.

Hoje a Prefeitura de Imbituba repassa ao Hospital São Camilo em torno de R$450 mil mensais, nos últimos dias foi enviado à Câmara de Vereadores a proposta de aumento do valor para R$539 mil reais, um amento de R$67 mil por mês.

De acordo com o Diretor do Hospital Alessandro Campos, o São Camilo faz aproximadamente 6 mil atendimentos por mês, fora cirurgias e partos. “Recebemos hoje, em média, 200 pessoas por dia no Hospital, com atendimentos que vão de baixa complexidade até os mais graves. Recebemos valores do Município, do Governo do Estado e do Federal, porém nossos custos são muito grandes, sem os valores repassados pelo município, ficaria quase impossível gerir o Hospital, com essa atual estrutura”, explica o Diretor.

Os representantes do Conselho de Saúde fizerem alguns questionamentos sobre a qualidade de atendimento, demora de espera para consultas, e como são elencados a gravidade dos atendimentos.

Estiveram presentes na reunião o Chefe de Gabinete Emanoel Matos, a Secretária de Saúde Veronice Niehues, Presidente do Conselho de Saúde Rosângela Araújo de Souza, os médicos, Jaime, Diogenes, Garibalde e Daniela. Além de outros representantes do Conselho, Lourdes Pires, Eraldo Mota, Joana Melo, Josina da Rosa Pires e Raquel Delfino.