60 animais de rua são castrados pelo município

A Prefeitura de Imbituba, através do Centro de Bem-estar Animal, realizou, no último domingo (28), um mutirão de castração de cães e gatos. A ação contou com a participação de voluntários e, como resultado, 60 animais foram esterilizados.

A iniciativa partiu das próprias protetoras independentes de Imbituba, como forma de contribuição ao controle populacional de cães e gatos na cidade.

Há cinco anos, Imbituba desenvolve um projeto voltado aos cães e gatos que vivem nas ruas e já esterilizou mais de 8 mil animais, com cirurgias totalmente gratuitas. Desde a criação, alguns mutirões já foram feitos, porém, o realizado no último domingo teve uma modalidade inovadora: a busca ativa nas comunidades.

A primeira área a receber a busca ativa foi o Paes Leme, mais especificamente a região do Araçá e do trilho da Ferrovia Tereza Cristina. Outras regiões de Imbituba serão beneficiadas com a nova modalidade.

“Foram dias de planejamento, de caminhada e de busca ativa de casa em casa. Nós precisamos destacar o empenho das nossas valorosas voluntárias e do Poder Público Municipal nesse projeto. A ideia é estender a busca ativa em áreas críticas de Imbituba. Porém, sabemos que, mesmo com trabalho árduo que vem sendo feito, Imbituba ainda sofre com o abandono de animais todos os meses”, destacou o Chefe de Gabinete e Médico Veterinário, Emanoel Matos.

Vale lembrar da importância da denúncia aos casos de maus tratos aos animais. Qualquer suspeita pode ser direcionada aos órgãos de Segurança Pública ou à Vigilância Sanitária municipal, através do telefone de plantão/WhatsApp: (48) 99975-2509.