Imbituba registra 25 casos de Dengue este ano

Segundo a Vigilância em Saúde, Imbituba já registrou em 2024, 25 casos de Dengue. 18 casos são importados, quando contraídos em outro município e 7 são casos autócnes, quando contraem a doença no município. Desses, três foram registrados em Nova Brasília, três no Alto Arroio e um caso no Sambaqui.

Nova Brasília é o bairro que mais registrou focos de dengue este ano, ao todo foram 46. Seguido por Vila Nova Alvorada (Divineia) com 15 e Centro também com 15. Semanalmente os Agentes de Endemias visitam casas para vistoriar possíveis locais de criadouros dos mosquitos e orientar a forma correta de evitá-los. Além de estarem espalhadas por todo o município 171 armadilhas para controle dos focos de dengue.

Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. Qualquer pessoa que apresente mais de um dos sintomas deve procurar o Posto de Saúde  para atendimento médico e devidos encaminhamentos. “Para aqueles que já estão com suspeita da doença, o uso do repelente é crucial para que possamos evitar uma epidemia da mesma”, explica a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba Joana Diniz.

A melhor prevenção é evitar o acúmulo de água limpa e parada evitando possíveis criadouros do mosquito. “Nossas atitudes são a melhor arma contra a dengue. Limpar calhas que possam estar entupidas, virar os pratinhos de água dos vasos de plantas, não deixar garrafas ou recipientes sem estarem devidamente tampados, averiguar a tampa da caixa d’água para ver se está bem fechada, manter as piscinas tratadas ou tampadas quando não utilizadas e até mesmo manter limpos os recipientes de comidas dos Pet’s”, ressalta a Diretora.

Caso o morador desconfie que exista um foco de dengue próximo à sua casa, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia online através do link: www.falabr.cgu.gov.br, que o Programa da Dengue faz a visita ao local e coleta as larvas para realizar testes.