Edital de licitação para projeto de restauração da usina será aberto

Na próxima semana a Prefeitura de Imbituba abrirá edital de licitação para contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de museologia, arquitetura, urbanismo e engenharia, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Termo de Referência que já está disponível no site da prefeitura de Imbituba www.imbituba.sc.gov.br.O valor estimado para a realização do projeto é de R$ 132.200,00.

O Projeto Usina do Saber – Projeto de Restauração da antiga Usina Termelétrica de Imbituba foi contemplado no Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014 e o Plano Museológico será elaborado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A edificação da antiga usina termelétrica de Imbituba, situada às margens da Lagoa da Usina, compreende uma área total construída de 1.123m², situada no centro de Imbituba.

A primeira etapa será o Plano Museológico e a segunda etapa é subdividida em projeto arquitetônico de restauração e projetos arquitetônicos de intervenções de áreas anexas a edificação existente. Com a restauração e intervenções do antigo Museu da Cidade e do Porto de Imbituba, pretende-se transformar aquele espaço histórico em núcleo de atratividade, divulgação, promoção e desenvolvimento da cultura, das artes e conhecimento científico, incluindo ações educativas de formação, lazer e preservação ambiental, associadas às atividades próprias do museu.

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital do Prêmio Elisabete Anderle/2014.

Sobre o termo de referência

A elaboração de projeto museológico e de restauração e intervenções, busca assegurar a harmonia do patrimônio arquitetônico original, sendo uma proposta de resgate definitivo deste marco da História Catarinense, ampliando as oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade catarinense, bem como ampliar o acesso à cultura e ao meio ambiente preservado.

O termo prevê a sugestão para usos internos como área de exposição térrea e mezanino, sanitários públicos e administrativos, espaço para informações/recepção; sala de reuniões; sala administrativo/financeiro e sala de direção. O Centro Multimeios Usina do Saber vem sugerindo palco, apoio e técnica, depósito, área de convivência/espectadores e sanitários. O Termo ainda sugere espaço para o Arquivo Histórico Municipal, usos externos de locais a serem construídos como palcos, coxias e camarins, bem como um espaço para refeições no formato cafeteria.

Como acessar?

Entrar no site www.imbituba.sc.gov.br, clicar na coluna da direita em “editais”, em seguida “Editais Secult – Cultura” e clicar em “Edital para projeto de restauração do Museu Usina”, depois clicar no link “Termo de referência” para baixar o arquivo em seu computador. Importante que o navegador não bloqueie a abertura de novas janelas.

Ou ir direto no link: http://www.imbituba.sc.gov.br/a-prefeitura/editais/editais-secult-cultura/edital-para-projeto-de-restauracao-do-museu-usina

Fotos: Claudio Lima

Atenciosamente,