Imbituba recebe R$ 19,6 milhões para obras em infraestrutura

Nesta terça-feira (07), na Casa da Agronômica em Florianópolis, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello autorizou o repasse de R$ 19,6 milhões para duas obras importantes para o desenvolvimento de Imbituba.

R$ 17,6 milhões são para a revitalização e modernização da Avenida Renato Ramos da Silva, Acesso Sul de Imbituba e R$ 2 milhões para a pavimentação da Avenida Central da Praia do Rosa, no bairro Ibiraquera. Os recursos para as obras no Acesso Sul são provenientes dos dividendos financeiros do Porto de Imbituba e da pavimentação da Avenida Central, que liga a Praça de Ibiraquera até a Praia do Rosa são recursos do Governo do Estado.

O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, destaca que a parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias e SCPar é fundamental para que as obras sejam realizadas. “O município não teria condições de fazê-las com recursos próprios. Graças a essas parcerias vamos ter uma obra que vai adequar a via para o fluxo de veículos, vai recuperá-la e trazer melhorias de mobilidade e segurança”.

Atualmente cerca de 87% das cargas movimentadas no Porto de Imbituba advém dos acessos Sul e Norte do Município, sendo necessárias intervenções em ambas as vias que possam garantir o atendimento da movimentação portuária ao longo dos próximos anos.

“Será uma restauração, ampliação e modernização da Avenida Renato Ramos da Silva e da Avenida 21 de junho. A rodovias serão recapeadas, alargadas e receberão outras melhorias, como uma ciclovia. A obra já está licitada e já estamos em reunião com a empresa ganhadora para providenciar o início das obras o quanto antes”, ressaltou o Prefeito Rosenvaldo.

A recuperação estrutural do Acesso Sul tornou-se prioritária com as perspectivas de intervenção e duplicação do Acesso Norte, que acarretará em maior fluxo de veículos ao Acesso Sul durante a execução de suas obras.

“O Acesso Sul é uma das alternativas para se chegar ao Porto de Imbituba e sofre impacto direto da grande movimentação portuária. Por isso conseguimos sensibilizar o Ministério dos Portos e Aeroportos, que autorizou a utilização de dividendos do porto nesta obra. É uma grande conquista e será o maior investimento da história do Estado em um único convênio de obra pública em Imbituba”, reforça o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, José Roberto Martins.