Prefeitura realiza limpeza contra Dengue nos Cemitérios Municipais

Para prevenir e combater o avanço da dengue em Imbituba, a Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA, junto à Superintendência de Serviços Funerários e a Secretaria de Saúde – SEMUSA vem realizando uma força tarefa de limpeza e manejo ambiental nos Cemitérios Municipais.

“O período quente associado à chuva, aumenta a infestação do mosquito da dengue e a vegetação cresce mais rápido. Por esse motivo, as equipes estão trabalhando para eliminar possíveis criadouros, além da retirada de entulhos, mato, galhos, plásticos, materiais que possam servir de abrigo de insetos”, destacou o Secretário da SEINFRA Ronaldo Gonçalves.

Além da limpeza, a Secretaria inaugurou a nova sala da Superintendência de Serviços Funerários, anexa ao Cemitério de Vila Nova. O espaço estava abandonado e foi totalmente reformado para a realização dos atendimentos funerários. O espaço conta com uma sala de atendimento, um banheiro público, um depósito e uma cozinha.

Dengue em Imbituba

Desde o início do ano Imbituba apresentou 41 casos suspeitos de Dengue e destes, apenas dois confirmaram a doença, contraídas em outros municípios. Uma contraiu em Mato Grosso, outra em Joinville. Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. Qualquer pessoa que apresente mais de um dos sintomas deve procurar o Posto de Saúde  para atendimento médico e devidos encaminhamentos.

A melhor prevenção é evitar o acúmulo de água limpa e parada evitando possíveis criadouros do mosquito. “Nossas atitudes são a melhor arma contra a dengue. Limpar calhas que possam estar entupidas, virar os pratinhos de água dos vasos de plantas, não deixar garrafas ou recipientes sem estarem devidamente tampados, averiguar a tampa da caixa d’água para ver se está bem fechada, manter as piscinas tratadas ou tampadas quando não utilizadas e até mesmo manter limpos os recipientes de comidas dos Pet’s”, ressalta a Diretora da Vigilância em Saúde Joana Diniz.

Caso o morador desconfie que exista um foco de dengue próximo à sua casa, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia online através do link: www.falabr.cgu.gov.br, que o Programa da Dengue faz a visita ao local e coleta as larvas para realizar testes.