Polícia Militar e Turismo registram segurança no Carnaval em Imbituba

Dados recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba (Sedetur) posicionam o Carnaval da cidade como um dos mais seguros do litoral do Estado. A maioria dos registros da Polícia Militar foi de Perturbação do Sossego. Casos de furtos de veículos ou roubos à mão armada não ocorreram.

Mesmo com cinco dias de muita folia de Carnaval e Blocos de Rua em diferentes bairros da cidade, a sensação de segurança foi predominante. A Sedetur disponibilizou um grande efetivo de seguranças que trabalhou em sinergia com a Polícia Militar nos eventos carnavalescos e nos pontos turísticos.

“Com um efetivo orgânico dedicado e o reforço de 21 Policiais Militares de outras regiões do estado, empregando diariamente mais de 40 Policiais Militares, a instituição trabalhou em escala extra para atender não apenas aos 12 eventos oficiais e outros eventos privados, incluindo bailes e desfiles de blocos, mas também para reforçar a segurança nas praias e balneários, proporcionando um ambiente seguro para turistas e moradores”, contextualiza o Comandante Luiz Carlos Cruz dos Santos, do 34º Batalhão da Polícia Militar.

O comandante explica que o trabalho foi complementado por unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Choque e a Cavalaria, que desempenharam um papel fundamental em situações que demandavam abordagens mais específicas. “A integração de diferentes efetivos e a colaboração entre órgãos foram essenciais para o sucesso da operação, garantindo um Carnaval marcado pela alegria, mas também pela segurança e organização”, diz.

Para o secretário da Sedetur, Alex Bondan, os números comprovam a segurança do Carnaval na cidade. “Mesmo com fatos isolados e com o grande número de jovens curtindo o Carnaval na Praia do Rosa, a cidade conseguiu realizar um grande feriado. Pela primeira vez tivemos seguranças na areia da Praia do Rosa e sentimos que realmente estávamos certos com este direcionamento”, avalia Bondan.

Sobre alguns excessos que aconteceram na Praia do Rosa, o secretário informa que realizou uma reunião emergencial com os comerciantes de praia na quinta-feira, 15/02. “Cobramos as responsabilidades e os registros de irregularidades foram feitos. Na reunião, todos chegaram ao consenso de que em feriados é preciso de reforço na fiscalização e na segurança contratada para aquela região do Rosa Norte. No sábado de Carnaval nossos seguranças tentaram conter o uso de caixas de som na praia, mas foram hostilizados. Em reunião com a Polícia Militar decidimos não interferir com a força policial, já que apesar dos excessos, a maioria era de jovens turistas se divertindo no Carnaval”, complementa Bondan.

Reunião Emergencial com comerciantes da Praia do Rosa

A presença dos seguranças contratados pela Sedetur nos pontos turísticos também foi destacada pelo Comandante Luiz Carlos. “O apoio da Prefeitura Municipal foi imprescindível na coordenação logística e operacional dos eventos carnavalescos. Essa colaboração entre as instituições públicas e privadas fortaleceu ainda mais o planejamento e a execução de um Carnaval seguro e bem-organizado e o sucesso de eventos de grande magnitude”, finaliza.

Entre os 28 bairros monitorados, apenas dois deles tiveram aumento significativo nos registros de ocorrências. O bairro Vila Nova Alvorada gerou nove ocorrências no Carnaval 2023 e 22 em 2024. O Arroio não gerou ocorrências em 2023 e no Carnaval deste ano foram três registros. O destaque ficou para a região de Ibiraquera e Praia do Rosa que no ano de 2023 registraram 112 ocorrências e neste Carnaval 97.