Nadadores da Seleção Brasileira vencem na Praia do Porto

A primeira etapa do Circuito Catarinense de Águas Abertas foi realizada em condições desafiadoras nesse sábado (28), em Imbituba. O campeão sul-americano, Lucas Machado, e a nadadora Maryna Fachin, ambos integrantes da Seleção Brasileira, venceram a prova de 5 km. Pessoas com deficiência, crianças e idosos também disputaram as provas de 1,5km e de 600 metros.

A competição organizada pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC) reuniu cerca de 200 atletas. A Prefeitura de Imbituba apoiou o evento por meio das secretarias de Turismo, Saúde e Educação. “Nosso agradecimento aos colegas secretários, ao pessoal do Imbituba Praia Hotel, Associação de Pescadores da Praia do Porto, Supermercado Komprão, Mari Pescados, Conselho Municipal de Esportes, ao Bananinha entre outros”, registra o secretário de Turismo, Alex Bondan.

Na classificação geral da prova de 5km Lucas Machado venceu com 48min29, seguido por Ronaldo Klug 50mi32 e Enzo Aoki. “Foi uma prova bem intensa com o mar bastante mexido, mas um bom mar para maratonistas. Foi um ótimo treino para a Seletiva para o Mundial que acontece em três semanas”, projeta o campeão.

No feminino, Maryna Fachin marcou 54min46, Morghana Oliveira foi a vice com 56min57 e Yasmin Pereira em terceiro. “Tinha muita onda, então foi uma prova bastante desafiadora. Tenho dois brasileiros pela frente, o de piscina e o de águas abertas então foi muito importante essa disputa”, garante Maryna.

A senhora Dolores Garcia foi a atleta mais experiente disputando a competição com 75 anos. Uma barco, uma motoaquática, bombeiros salva-vidas e surfistas em pranchas fizeram a segurança dos atletas.