Construção participativa de critérios para a abertura da barra de Ibiraquera segue a todo vapor

Durante toda semana foram realizadas oficinas com os setores institucionais, pescadores, moradores e setores relacionados ao esporte para definição de critérios uma possível  abertura artificial da barra de Ibiraquera.

Na segunda feira estiveram reunidos representantes da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EPAGRI), Policia Militar Ambiental (PMA), Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), Câmara de Vereadores de Imbituba, Instituto Baleia Franca, Projeto Baleia Franca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de membros da PMI e do ICMBio APABF, onde foram coletadas várias informações sobre o processo de abertura da barra e gestão da lagoa como um todo.

Nas demais oficinas, que ocorreram na terça, quarta e quinta feira,  foram consultados pescadores, moradores e esportistas, respectivamente.

Para o Chefe de Departamento e Saneamento Engº José Francisconi durante a oficina dos pescadores não foi possível eleger os representantes do setor para reunião geral marcada para o dia 16 de março. Já nas reuniões de moradores e esportistas a contribuição foi muito importante para o sucesso do processo.

A oficina do setor de turismo está marcada para o dia 22 de fevereiro no auditório da ACIM no centro de Imbituba, com a expectativa da participação efetiva de muitos representantes. “Com os pescadores está ocorrendo um trabalho de conversa para verificar a possibilidade de uma nova oficina com o objetivo de realizar a nomeação dos representantes para a reunião geral”, afirma.

A equipe técnica responsável pelo projeto de Construção Participativa de Critérios e Procedimentos para Abertura da barra de Ibiraquera agradece a participação de toda comunidade de Imbituba que de alguma forma colaborou para a efetivação do processo, e aproveita para reforçar o convite à participação do setor de turismo (pousadeiros, hoteleiros, gastronomia, entre outros) para participar da oficina no dia 22 na ACIM as 17h00min horas.

Os trabalhos são conduzidos por técnicos da Prefeitura Municipal de Imbituba (PMI) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio APA Baleia Franca.

Atualmente a barra de Ibiraquera encontra-se á propria para banho, segundo o último relatório da FATMA.