Em alusão ao Dia da Mulher, um extensa programação terá atividades gratuitas ligadas à saúde, autoestima e economia

Palestras, exames de saúde, orientações e prevenções, vacinas voltadas para mulheres, aulas de ginástica e Aerobox com roda de conversa com nutricionista. Estas são alguns dos serviços e atividades, todos gratuitos, que a Prefeitura de Imbituba irá proporcionar às imbitubenses durante a semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

A programação em alusão à data é uma realização da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Secretaria de Saúde; as atividades serão proporcionadas nos bairros Nova Brasília, Centro. Vila Nova e Campo de Aviação, nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Imbituba ao lado de pontos de Estratégias de Saúde Familiar (ESF), no Calçadão e semáforo do Centro e no auditório da Câmara de Vereadores.

A data

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Desde meados da década de 1960, convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 08 de março. Essa data é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista. Entretanto, a escolha dessa data para tal comemoração frequentemente está associada a equívocos ou a invenções históricas que precisam ser elucidadas.

Conta-se que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorrera nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Esse incêndio teria, supostamente, sido intencional. O proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, teria trancado suas funcionárias na fábrica e nelas ateado fogo. Essa história, contudo, é falsa e, obviamente, o 8 de março não está ligado a ela.

Entretanto, houve, sim, um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova York, mas ele aconteceu no dia 25 de março de 1911, às 17h da tarde, na Triangle Shirtwaist Company, e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens.

Confira a programação completa da semana do Dia Internacional da Mulher:

06/03/2018

13h30min – Nova Brasília (sede do CRAS): Palestra sobre auto estima, com coffee break.

07/03/2018

13h00min – Praça de Nova Brasília

ü  Verificação de Pressão Arterial e Glicemia, orientações e prevenções, e distribuição de preservativos (organização: ESF, Policlínica, Programa de Combate ao Tabagismo e SAE/CTA);

ü  Aulão de ginástica e roda de conversa com Nutricionista (organização: NASF);

ü  Aulão de Aerobox (organização: Projeto VEMSER);

ü  Cantinho da auto estima, junto às representantes da Mary Kay e Boticário, com a distribuição de alguns produtos;

ü  Divulgação dos serviços prestados pelo CRAS;

ü  Orientação às mulheres sobre os seus direitos (organização: CREAS);

ü  Orientações sobre o CADÚNICO para Programas Sociais;

ü  Presença do CAPI.

08/03/2018

09h00min as 12h00min – Calçadão do centro

ü  Vacinas voltadas para mulheres – VTV (Rubéola, Caxumba, Sarampo), Hepatite B, DT (Tétano) (organização: Gerência de imunização);

ü  Vacinas pra meninas/mulheres até 15 anos – HPV e Meningite (organização: Gerência de imunização);

ü  Apresentação de dança (organização: Projeto VEMSER);

ü  Apresentação de dança do grupo dos idosos (organização: CAPI);

ü  Presença de veiculo da Polícia Militar com oficiais mulheres e Rede Catarina, para apoio e orientação acerca dos diretos das mulheres.

09h00min as 12h00min –Semáforo do centro

ü  Pedágio solidário (organização: Rede Feminina de Combate ao Câncer).

13h00min as 17h00min – Policlínica

ü  Teste rápido de ISTs (organização: Programa SAE/CTA).

13h00min as 19h00min –Vila Nova Alvorada (ESF)

ü  Realização de exames preventivos voltados a saúde da Mulher e café especial para as mulheres participantes.

14/03/2018

13h30min – Auditório da Câmara de Vereadores de Imbituba

ü  Palestra oferecida pelo CDL, com o tema “Como Escalar Montanhas de Salto Alto”.

• Palestrante Sibele Cristina Garcia;
  • Ingressos gratuito, na CDL de Imbituba (vagas limitadas);
  • Colaboração espontânea de 1 litro de leite, que será doado à Casa de Repouso Imaculada Conceição.

16/03/2018

09h00min as 17h00min –Campo da Aviação (ao lado do ESF)

ü  Ônibus Lilás.

ü  Divulgação dos serviços prestados pelo CRAS;

ü  Orientação às mulheres sobre os seus direitos (organização: CREAS).