Dia D contra a Dengue nas Escolas municipais

A Vigilância em Saúde junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Saúde, promoveram nesta segunda-feira (08) o “Dia D” de Combate à Dengue. Com o objetivo de conter o aumento de casos de dengue no município, esse ano o objetivo é trabalhar com o tema da dengue nas escolas, promovendo o conhecimento sobre a doença e ensinando a evitar os criadouros do mosquito.

O Programa Saúde na Escola através da Coordenadora Ingrid Piñero entregou panfletos informativos para todos os alunos. Todas as escolas do município se mobilizaram e as crianças produziram vídeos e atividades sobre a doença e serão agentes para levar este conhecimento até suas famílias.

Imbituba já registrou 84 focos de dengue este ano. Doze pessoas contraíram a doença sendo que seis casos foram autócnes, ou seja, contraíram a dengue em Imbituba. A Gerente da Vigilância em Saúde, Joana Diniz ressalta que o Dia D faz parte da mobilização para evitar a proliferação do mosquito, já que o ciclo de vida é de 5 a 7 dias. “Temos que entender que esse é um momento de intensificação, mas as ações precisam ser contínuas, é preciso evitar todo e qualquer lugar com água parada. A principal medida de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito”, destacou Joana.

Caso algum morador desconfie que exista um foco de dengue próximo à sua casa, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia online através do link: www.falabr.cgu.gov.br, que o Programa da Dengue faz a visita ao local e coleta as larvas para realizar testes.

O que fazer para combater a Dengue?

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos fechados e desentupidos;

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

• Retire a água acumulada em lajes;

• Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.