PROA Imbituba visita quartel da Polícia Militar Ambiental em Laguna

Na tarde desta quarta-feira (08) os Protetores Ambientais – PROA de Imbituba visitaram o quartel da Polícia Militar Ambiental de Laguna. Tanto veteranos, quanto os que estão em formação puderam conferir de perto o trabalho da 3ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

A nova turma iniciou dia 3 de abril deste ano com 30 alunos de seis escolas do município. Foram acompanhados pela Coordenadora do curso, a Sargento Stefani e pela bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, Rafaela Cardoso Ramos.

Na oportunidade os protetores foram recepcionados pelo comandante da unidade, Major Gilson Klein, que apresentou a atuação da 3ª companhia e agradeceu a presença de todos destacando a importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente. “O programa vem desempenhando um papel crucial na formação de jovens como multiplicadores de conhecimento ambiental em todo o estado de Santa Catarina. Através de ações como essa visita, o PROA instiga a consciência ambiental nos jovens, preparando-os para serem agentes de transformação na sociedade”, destacou o Major.

Em seguida, os protetores visitaram a exposição alusiva aos 189 anos da Polícia Militar no Mercado Público Municipal de Laguna. No local puderam observar de perto os diversos tipos de policiamento estudados em sala de aula, aprofundando seus conhecimentos sobre a atuação da PM em diferentes áreas.

O PROA, que tem como fundamento a máxima de que “ninguém preserva o que não conhece”, é um programa voltado para adolescentes de 12 a 14 anos de idade, com atividades ligadas ao meio ambiente e disciplina militar. São aulas teóricas e práticas de preservação, com foco na legislação ambiental. Temas voltados para os problemas sociais também fazem parte do cronograma, além de saídas de campo dentro e fora do município.

O programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA). As aulas são ministradas semanalmente no Museu da Baleia de Imbituba, em Vila Alvorada (Aguada).