Prefeitura de Imbituba e Instituto Ideal promovem Seminário para discutir energia solar e proposta de uma usina municipal no CAIC

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL) e a Prefeitura Municipal de Imbituba (SC) realizam na sexta-feira, 06/4, às 18 horas, na Câmara de Vereadores, o seminário ‘Uma Usina Solar Municipal para Imbituba’, que tem o propósito de informar a respeito da tecnologia fotovoltaica e do projeto para a construção de uma usina modelo na cidade, iniciativa inédita na América Latina.

Na oportunidade, a arquiteta e pesquisadora do Grupo Fotovoltaica-UFSC, Clarissa Debiazi Zomer, realizará a palestra ‘Energia Solar Fotovoltaica & Arquitetura: Integração Ideal para Geração Energética em Centros Urbanos’. Ao final do evento, IDEAL, representado por seu presidente, Mauro Passos, e o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, assinarão um termo de parceria para novas ações de fomento à energia solar no município.

A ideia de implementar uma usina solar em Imbituba surgiu em 2017, quando o presidente do Instituto IDEAL, Mauro Passos, conheceu a escola José Vanderlei Mayer, conhecida como CAIC. “Visitei a escola em meados de 2017 e me surpreendi com o potencial para geração de energia solar: ótima insolação, amplo telhado, sem qualquer sombreamento. Não perdi tempo em propor ao prefeito a criação de uma usina solar municipal, inédita no país”, conta o presidente do IDEAL, Mauro Passos.

Em função de um amplo período sem manutenção, a escola teve as aulas interrompidas em 2017 e, desde então, passa por uma ampla reforma nos telhados e no sistema elétrico. Os investimentos na unidade educacional são expressivos, da ordem de R$ 1,5 milhão. Parte dos recursos é da Prefeitura e parte de emenda parlamentar do deputado Jorge Boeira, no valor de R$ 750 mil.

O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior afirma que a reforma estará pronta até o fim de 2018. “Os recursos disponibilizados são suficientes para realizarmos todos os trabalhos necessários na reestruturação desta importante escola. Finalmente, vamos entregar o CAIC para a comunidade”. Preocupado com as questões de sustentabilidade, tanto do ponto de vista da geração de energia limpa como para a economia do município, Rosenvaldo se entusiasmou com a ideia de implementar uma usina solar na unidade escolar.

A usina pode chegar a atender, em função do número de placas que forem instaladas, a demanda energética da Prefeitura e de toda a rede municipal de ensino.