Cestas de Natal são entregues a 200 famílias inscritas no programa Cesta Básica

As pessoas inscritas no programa Cesta Básica receberam, além dos itens comuns, alimentos diferentes, como chocolate e pêssego, para comemorar as festividades. Os beneficiados participam de cursos e palestras durante todo o ano

O Programa Cesta Básica da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Seash) do Governo de Imbituba entregou 200 cestas básicas especiais de Natal neste fim de 2014. O trabalho que é feito durante todo o ano é incrementado em dezembro para proporcionar uma comemoração um pouco melhor para as famílias carentes que estão cadastradas na secretaria.

O prefeito Jaison Cardoso e o vice Elísio Sgrott participaram da entrega para as famílias, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. “Mais do que uma ação assistencial é um trabalho que dá um pouco mais de dignidade para estes cidadãos que tem dificuldade de conseguir o que comer. Sabemos que é pouco, mas que já faz diferença. Em 2015, além de continuar com o auxílio, iremos fazer muito mais por estas pessoas que tanto precisam de nós como Governo, dando mais oportunidades de crescimento”, afirma o prefeito.

A secretária Selma Elias Westphal conta que, além de dar a cesta, a secretaria oferece cursos profissionalizantes e palestras para os beneficiados, com o objetivo de que eles mudem a sua realidade. “Agora no Natal esta cesta tem desde arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, de milho e de mandioca, azeite, café, leite, ovos, salsicha, frango, margarina, fermento e até alguns itens para incrementar como massa pronta de bolo, leite condensado, creme de leite, pêssego, chocolate, entre outros. Acompanhamos estas famílias o ano inteiro e é gratificante ver como muitas delas estão mudando de vida com as oportunidades que descobrem através dos cursos e das orientações”, diz Selma.

O recadastramento para o Programa Cesta Básica iniciará em fevereiro. Atualmente o principal critério é a renda de um salário mínimo para cada quatro pessoas na família, porém novos itens estão sendo estudados para garantir que os mais necessitados sejam atendidos prioritariamente. Para se inscrever é preciso levar os documentos de identidade e renda até a Secretaria de Assistência Social e Habitação, e aguardar a visita de um assistente social.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima