Auxiliares de enfermagem qualificados serão promovidos

Os profissionais que apresentarem o certificado de conclusão do curso técnico de enfermagem subirão de categoria e piso salarial

A Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba anunciou na tarde desta terça-feira (9) a proposição do Projeto de Lei que transforma os cargos de auxiliar de enfermagem em cargos técnicos de enfermagem. Se houver a aprovação da Câmara de Vereadores, o que é previsto para o final deste ano ou início do próximo, 38 auxiliares que possuem o curso de técnico de enfermagem serão beneficiados.

O prefeito Jaison Cardoso explicou aos servidores que é uma questão de justiça e valorização profissional. “É uma condição de aumento salarial bastante razoável, depende do tempo de serviço de cada um, o que não temos condições de fazer para todos os funcionários da prefeitura. Acredito que seja injusto que tenham profissionais da mesma qualificação e trabalhando da mesma forma, mas recebendo salários diferentes. O atual gasto em folha com os 61 técnicos e auxiliares de enfermagem é de R$ 88.123,86 e com a nova lei aumentará em 20%, passando para R% 106.227,57”, afirma o prefeito.

Maria Martins, Secretária de Saúde, explica que um servidor que recebia antes R$ 724,00 passará a receber R$ 1.192,71, com um aumento de 65% e outro que já está na letra D, recebendo R$ 1.118,98, com a nova Lei receberá R$ 1.790,68, aumentando 60% (valores sem abonos). “Quem não tem o curso ficará em um quadro isolado, recebendo o mesmo salário. Se tiver interesse, pode buscar um curso técnico de enfermagem e quando concluir entrará na nova tabela”, garante.

Os profissionais que são contratados como auxiliares de enfermagem e já possuem o curso técnico podem procurar o setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde com cópia autenticada do diploma e a carteira do Coren até o dia 19 de dezembro de 2014.

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Claudio Moreira Lima