Educação Ambiental é nova meta do CRAS

 

 

 

Além das atividades que o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Bairro de Vila Nova Alvorada vem desenvolvendo através da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Habitação (SEDESTH), inicia a partir desta semana uma etapa inovadora no que diz respeito a conscientização do meio ambiente aliado a educação e inclusão social.

O trabalho está sendo desenvolvido nas dependências do CRAS e conta com colaboração do Engenheiro Ambiental Walter Fernando Morona, que estará iniciando turmas para o despertar da consciência ambiental, onde serão aplicadas atividades de artesanato e artefatos com materiais recicláveis. “Nosso propósito é conciliar a prática a teoria, ensinar e despertar a consciência ambiental através de atividades desenvolvidas pelos próprios alunos”, informa.

A idéia foi criada através da Psicóloga do CRAS Fabiana Pereira que vinha acompanhando o trabalho social realizado pelo Engenheiro em Criciúma. Trabalho estes desenvolvidos com um único objetivo: valorização social e dignidade ambiental. “É muito gratificante poder contar com o apoio de pessoas que são interessadas em elevar a educação dos jovens”, afirma.

O Engenheiro ressalta que o planeta está passando por severas agressões sócio-ambientais. “Devemos criar novos métodos de ensino interdisciplinar. Durante o processo vamos abusar de metodologias de logística reversa e mudança de visão, paradigmas e conceitos ultrapassados.” afirma.

As aulas serão realizadas semanalmente e, durante os encontros, os alunos terão a oportunidade de aprenderem diversas técnicas com garrafa Peti, aquecedores, pufes, artesanato, cadeiras, porta canetas e enfeites.

Segundo Amanda Letícia da Veiga, de 11 anos, participar de projetos como estes faz as pessoas valorizarem, a casa, a família e o meio ambiente. “Aqui vou aprender muitas coisas, a reciclar o lixo e, ao mesmo tempo vou ter a consciência de que estou contribuindo para melhorar o meio ambiente”, ressalta.

Da mesma forma, Hiago Viana, de 14 anos ficau impressionado com a quantidade de coisas podem ser feitas com materiais recicláveis. “Esse é o primeiro projeto que entro e tenho certeza que vai ser muito proveitoso em minha vida”, acrescenta.

 

CRAS desenvolve projetos voltados ao acolhimento e bem estar

 

As atividades com o projeto de reciclagem não param por ai. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) desenvolve diariamente uma infinidade de projetos que colaboram para o bom desenvolvimento humano.

A Secretária da SEDESTH Valéria Rodrigues destaca que o CRAS tem o papel de mostrar e desenvolver um trabalho em beneficio as famílias da comunidade. “Além de atividades voltadas ao meio ambiente o trabalho da equipe estende-se com objetivo de auxiliar a comunidade”.

A comunidade de Vila Nova Alvorada tem a oportunidade de participar de atividades como oficina de manicure, aula de libras, grupo terapêutico para mulheres, aula de Italiano, parceria com Sine e outras empresas para encaminhamento ao mercado de trabalho, consultoria e qualificação profissional, projeto Compartilhando Saberes, onde a psicóloga oferece toda a atenção as pessoas que estão na fila de espera, doação de roupas desenvolvido também por um grupo de adolescentes.