Município consegue repasse de R$ 17 milhões para obras no Acesso Sul
O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou a utilização de parte dos dividendos da SCPAR Porto de Imbituba nas obras de restauração e modernização do acesso sul de Imbituba. A rodovia, fundamental para o desenvolvimento da cidade, faz a ligação entre BR 101 à unidade portuária pelo bairro Vila Nova.
A tão esperada notícia foi comunicada pelo presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Júlio Dias, nesta quarta-feira (13), durante reunião do CAP. O vice-prefeito, Clésio do Marcão, esteve presente no encontro e comemorou a boa notícia.
“Será uma restauração, ampliação e modernização da Avenida Renato Ramos da Silva e da Avenida 21 de junho. A rodovias serão recapeadas, alargadas e receberão outras melhorias, como uma ciclovia. Agora, aguardaremos o convênio do Governo do Estado para recebermos o valor e iniciarmos as obras”, destacou o vice-prefeito, Clésio do Marcão.
Em julho deste ano, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, esteve em Brasília para tratar do assunto. Na época, o Chefe do Poder Executivo Municipal solicitou ao Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a utilização dos recursos para as obras.
Serão repassados, através da SCPAR Holding (empresa que recebe os dividendos do Porto de Imbituba), cerca de R$ 17 milhões para as melhorias no acesso sul da cidade. A previsão é que as obras sejam entregues ainda em 2024.
Inclusive, o projeto já está pronto. Em 2022, a empresa Inova BR Engenharia, de Florianópolis, foi contratada pela prefeitura, através de processo licitatório, para a realização da planta de restauração, ampliação e modernização viária das avenidas, Renato Ramos da Silva e 21 de junho.
O empenho para a liberação dos recursos envolveu representantes da Prefeitura de Imbituba, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Secretaria Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, do CAP Imbituba, da SCPAR Holding e da SC SCPAR Porto de Imbituba.
Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, José Roberto Martins, a sensibilidade do Governo do Estado em concordar com o uso deste recurso para uma obra pública na cidade e o esforço conjunto destes vários entes resultaram em uma extraordinária conquista para Imbituba.