Programa de recolhimento de cães e gatos supera expectativas em 2009

Desde seu início em 2006, o Programa de Recolhimento de Cães e Gatos já retirou das ruas até o fim de 2009, cerca de 1.767 animais, segundo dados do relatório mensal realizado pelo programa, que é realizado pelo Governo Municipal através da Clínica Veterinária CLINVET.
         No mês de dezembro foram adotados 26 animais, um número bastante expressivo em relação aos meses anteriores. Segundo o Médico Veterinário e Responsável Técnico pelo programa Édio Souza de Oliveira, a época ajuda muito, “as pessoas estão de férias e têm mais tempo de ir visitar o canil”. Quem adota assina um termo de responsabilidade e quando o animal é filhote, o dono tem direito a castrá-lo quando atingir idade. “Os animais podem ser adotados no local ou em feiras de adoção realizadas na cidade. Desde o início do programa, 816 animais já encontraram um lar”, afirma Édio.
        Todos os animais depois de capturados pela clínica, são cadastrados, castrados e examinados pelos veterinários, além de receberem vermífugos, produtos antipulgas, vacina anti-rábica e outros tratamentos conforme necessidade. “Os cães e gatos são diariamente alimentados e limpos por um funcionário da clínica, além de atender o público que visita o canil localizado no prédio da extinta ICC”, ressalta o Médico Veterinário.
        A Prefeitura também oferece um serviço de cadastro para a castração gratuita de animais de pessoas de comunidades carentes, que é feito pelos agentes de saúde. A CLINVET então, agenda, pega o cão em casa, castra e no dia seguinte devolve ao dono com medicação e orientação para o pós-operatório. Já foram castrados 111 animais destas comunidades, desde o início do programa.
        Édio está organizando uma visita às praias junto à Vigilância Sanitária, Polícia Militar e a CLINVET, para realizar a captura de cães e gatos, deixando a praia livre de zoonoses e animais que possam atacar os banhistas. Segundo Édio, já foi feita uma visita como esta na Praia da Vila, “acompanhado da Polícia Militar obtivemos sucesso, vários animais foram retirados da praia e recebemos o apoio das pessoas que estavam no local. Queremos que esta atividade se repita durante todo o verão”.

Informativo PMI