Equipe inspeciona locais frequentados por pessoas em situação de rua

Nos dias 11 e 12 de janeiro, a Equipe “CONVIVER” da Câmara Técnica de Pessoas em Situação de Rua, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, realizou a segunda inspeção nos locais frequentados por Pessoas em Situação de Rua. Foram visitados o Ginásio de Esportes Olivar Francisco e sob os viadutos da BR-101 de Nova Brasília e Vila Nova.

A ação foi movida por membros da Vigilância Sanitária Municipal, Superintendência de Direitos Humanos da SEASH, representante do DEL e Secretaria de Turismo – SEDETUR, além da Polícia Militar. A equipe conduziu uma avaliação abrangente da condição das pessoas e dos locais. Os agentes da Vigilância Sanitária identificaram riscos à saúde, resultando na emissão de um laudo solicitando a limpeza imediata.

A Assistência Social avaliou as necessidades de atendimento, proporcionando os encaminhamentos necessários, enquanto a Polícia Militar garantiu a segurança da equipe. Em todos os locais, o cenário era marcado pelo acúmulo de lixo, restos de comida e um forte odor. Com o laudo da Vigilância Sanitária ratificando a insalubridade, as pessoas foram orientadas a organizar seus pertences para facilitar a limpeza iminente.

No dia seguinte, a equipe retornou para efetuar a limpeza, contando com o apoio da equipe da SEINFRA. No Ginásio de Esportes, o acúmulo de lixo era notório. Em Nova Brasília e Vila Nova, havia um grande número de pessoas. Na Vila Nova, a ação anterior, realizada nos dias 27 e 28 de dezembro, identificou seis pessoas e um ambiente insalubre, incluindo uma pessoa diagnosticada com tuberculose, encaminhada para atendimento da Secretaria de Saúde. Na segunda ação, apenas duas pessoas foram encontradas no viaduto de Vila Nova.

Nas ações da Equipe CONVIVER, destaca-se que as pessoas não são expulsas; ao contrário, o foco é o recolhimento do lixo, deixando os locais em condições sanitárias mais adequadas.

A equipe agradece e ressalta a importância do trabalho colaborativo de diversos órgãos, tais como DEL (Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Imbituba), CTPSR (Câmara Técnica de Pessoas em Situação de Rua), SEASH (Secretaria de Assistência Social e Habitação), SEMUSA/VISA (Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária), SEDETUR (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário), e a Polícia Militar.