Biblioteca recebe Encontro Leitura Inclusiva e Literatura Infantil

Na próxima quarta-feira (22) acontece o Encontro Leitura Inclusiva e Literatura Infantil, na Biblioteca Pública Municipal de Imbituba, no Centro de Imbituba. O evento acontece das 9 às 17 horas com entrada gratuita.

O evento é realizado pela Rede de Leitura Inclusiva, um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura.

Em parceria com a autora Edla Zim e a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o evento será um dia de atividades voltadas à formação, leitura, literatura e lazer.

O Encontro terá como público alvo profissionais que trabalhem ou tenham interesse na temática da Leitura Inclusiva, como educadores, professores, bibliotecários, profissionais de atendimento direto, familiares e mediadores de leitura em geral. São convidados também o público infantil, acompanhados de seus educadores ou familiares, para lançamento de livro e contação de histórias. Na oficina formativa será emitido certificado.

PROGRAMAÇÃO

09:00 às 12:00 – Oficina Formativa: Cenários da Leitura Inclusiva e Mediação Acessível

Com foco na análise e dados da Pesquisa Cenários da Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill com o Instituto Datafolha, vamos falar sobre os hábitos de leitores com  deficiência visual e as possibilidades de acesso à leitura pela mediação. Esta oficina é voltada aos educadores/as e intermediários/as da leitura, mediadores e familiares e tem o intuito de dar apoio na mediação de leitura para o público com deficiência visual. Inscreva-se em: https://bit.ly/EncontroLeituraInclusiva

Mediadora: Maria Melo, formada em Serviço Social, pós graduada em Saúde Mental e Educadora Social, com 15 anos de experiência em diversidade, inclusão e direitos da população com deficiência. Trabalha, fomentando práticas de leitura e inclusão no território nacional.

14:00 às 16:00 – Lançamento do livro infantil “O Gambazinho Travesso” e Contação de história com a Autora Edla Zim

É durante a infância que construímos a pessoa que seremos no futuro. No processo de leitura para uma criança, além de fortalecer os vínculos, os mediadores ajudam a estimular os processos criativos em suas vidas. Com a leitura, várias áreas dos cérebros são estimuladas. Essa jornada é pelas palavras e pretende levar o leitor por um chão de prosa e verso até a imaginação. Atraindo pequenos e grandes para o maravilhoso mundo da literatura. “O Gambazinho Travesso” traz ilustrações de Schi Martins, brasileira que atualmente reside em Barcelona, na Espanha, onde dedica-se ao estudo desta arte. Schi apresenta a família de gambás de forma graciosa através da técnica de aquarela e lápis de cor. A diversão na contação da história nesta obra literária é esperada por conta de um fato inusitado que acontece com um dos gambazinhos.

Público Alvo: alunos de pré ao terceiro ano e comunidade

Agende sua turma de alunos em: WhatsApp da Biblioteca Pública Imbituba

Autora: Edla Zim, é natural de Tubarão/SC, palestrante, escritora e voluntária, publicou até o momento 6 obras literárias para o público infantojuvenil. É membro da ACATUL – Academia Tubaronense de Letras e da AJEB-SC – Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria de SC.

17:00 – Encerramento

Para conhecer a Rede de Leitura Inclusiva acesse https://novo.redeleiturainclusiva.org.br/

Maria Melo – Articuladora de Rede

Email: maria.melo@fundacaodorina.org.br