Prefeitura e SCPAR alinham ações sobre odor de cargas em Imbituba

Nos últimos dias a cidade de Imbituba sofreu com o mau cheiro proveniente da queda de um telhado de um dos armazéns de uma das áreas arrendadas no Porto de Imbituba, onde eram armazenados graneis agrícolas. Desde o acidente ocorrido, as equipes da Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura vem agindo em conjunto com a à gestão do Porto de Imbituba pela SCPAR, para resolver o problema com urgência.

Nesta quinta-feira (25), o Presidente da SCPAR Urbano Lopes de Sousa Netto, junto a representantes do Porto, prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, secretários e vereador Humberto Carlos dos Santos, que na ocasião representou a Câmara Municipal de Vereadores, estiveram reunidos para discutir o andamento das ações para sanar o problema de mau cheiro que causou transtornos aos munícipes.

O presidente da SCPAR explanou que o referido armazém já se encontrava desativado, “porém possuía material impregnado na estrutura e resíduos de soja para serem deslocados. Com a chuva e em seguida o sol, o material acabou gerando um forte odor que impactou o dia a dia da cidade, sendo necessário pedido de autorização para a retirada de todo o telhado para que as equipes pudessem agir na retirada de entulho e limpeza do local, utilizando-se, inclusive, de neutralizantes de odores para eliminar o mau cheiro”, destacou Urbano.

“Com a queda parcial do telhado, a arrendatária decidiu por demolir toda a estrutura antiga, construída há mais de 50 anos, e com isso o trabalho se estendeu, já que o referido armazém possuía oito mil metros quadrados”, ressaltou Christiano Lopes de Oliveira, Diretor Jurídico e Regulatório da SCPAR.

Christiano explicou ainda que “com a demolição total deste local serão investidos 27 milhões para fazer novos armazéns, estes com novas tecnologias, sem odor, usando esteiras e sensores, que darão muito mais segurança”, ressalta Christiano.

O armazém que desabou já está completamente limpo, onde já não apresenta nesta sexta-feira (26) resíduos que possam gerar novamente o mau cheiro à comunidade. “Nunca nos privaremos de atender a população e ficamos felizes pois o Porto vem dando toda a atenção necessária para nossas solicitações de informações e ações que resultam no impacto e benefícios à comunidade”, destacou o Prefeito Rosenvaldo.

O Secretário do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel esteve desde o início do ocorrido acompanhando as ações do Porto e continua monitorando. “Precisamos trabalhar em sinergia pois as ações do Porto podem impactar diretamente na área externa dele. Por isso estamos sempre tomando ações e em contato direto com os administradores para que possamos chegar a soluções rapidamente”, destaca Marcelo.

Além destas ações pontuais em relação ao mau cheiro e ao desabamento do armazém, o Porto de Imbituba busca doar a Prefeitura de Imbituba lombadas eletrônicas para substituir as lombadas físicas, bem como, está elaborando uma alternativa para junto com o Sindicato dos Operadores – SINDOP a o Departamento de Polícia Penal do Estado, para que apenados possam trabalhar na limpeza das vias onde caem resíduos de soja e demais produtos provenientes do transporte de caminhões. “Esta alternativa ainda está sendo estudada, mas caso tudo dê certo conseguiremos através de uma ação socioeducativa trazer bons frutos para a comunidade e uma limpeza mais efetiva nas vias públicas de acesso ao porto”, destacou Christiano Lopes.

O Secretário de Infraestrutura, Ronaldo Gonçalves Júnior também se prontificou a deixar duas BobCats em trabalho contínuo para a manutenção e limpeza do Acesso Norte. “Estamos com ações de manutenção de vias por toda a cidade devido às chuvas intermitentes, mas também precisamos ter ações pontuais em uma via com tanto fluxo de veículos e que ajuda a mover a economia de Imbituba”, destacou o Secretário.