Um paraíso em desenvolvimento: Imbituba completa 65 anos de emancipação político-administrativa

Um lugar paradisíaco, onde a tranquilidade e a natureza exuberante atraem milhares de visitantes todos os anos.

No município com mais de 50 mil habitantes, além da pesca, o surfe e a preservação ambiental são atividades de destaque.

Em Imbituba, há 25 anos, o cuidado com a Baleia Franca é levado a sério, com investimento em projetos que estimulam a proteção dos animais e o desenvolvimento do turismo local.

O cuidado com a preservação ambiental se reflete no retorno dos mamíferos ao município todos os anos. Em águas imbitubenses, as gigantes do mar encontram um ambiente ideal para a procriação da espécie.

A cidade que, nesta quarta-feira (21), completa 65 anos de emancipação político-administrativa, é reconhecida internacionalmente como a “Capital Nacional da Baleia Franca”.

“Imbituba está de parabéns pelos seus 65 anos. Esta cidade é encantadora! Temos um município privilegiado por lindas praias, que são muito bem visitadas no verão e no inverno. Aqui, temos as baleias, que vêm ter seus filhotes e acabam nascendo imbitubenses. A visita das baleias também movimenta a nossa temporada de inverno”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

O vice-prefeito, Clésio do Marcão, reiterou que a cidade nasceu da luta de seu povo, gente de bem, guerreira e honesta, que sempre ajudou a desenvolver Imbituba. “Parabéns a todos os imbitubenses, que mostram todos os dias que não existem fronteiras ou limites para alcançamos nossos objetivos”, enfatizou o vice-prefeito.

Nos últimos três anos, grandes investimentos foram feitos na cidade. Na infraestrutura, são mais de 40 vias calçadas. Destaque para a drenagem e pavimentação da Rua Ernani Cotrim, um novo acesso ao Centro de Imbituba. Ao todo, são mais de R$ 50 milhões em obras que levam infraestrutura aos bairros.

Na saúde, mais de R$ 240 milhões foram aplicados nos últimos anos. Na atual gestão, a prefeitura fez o maior repasse de recursos da história ao Hospital São Camilo. O executivo também reformou e recuperou das Unidades Básicas de Saúde, bem como, qualificou o atendimento à população.

Na educação, o município investiu mais de R$ 250 milhões. Destaque para a valorização dos professores através do pagamento do piso nacional à categoria, a implantação de salas de informática, reforma de escolas e creches, entrega de kits escolares, uniformes e mochilas, além da contratação de segurança privada para todas as instituições da Rede Municipal de Ensino e o investimento de R$ 1 milhão em refeições servidas anualmente aos estudantes.

Nesta quarta-feira (21), uma sessão solene para comemorar os 65 anos de emancipação político administrativa de Imbituba será realizada pela Câmara de Vereadores. Neste evento, que ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a partir das 20 horas, a prefeitura fará a entrega da medalha Henrique Lage para a Associação de Mães Amigas das Gestantes e Idosos (AMAGI) e para dona Valdete Rocha Francisco, fundadora da APAE de Imbituba e incentivadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A medalha Henrique Lage é a maior honraria dada pela Prefeitura de Imbituba para cidadão e associação que prestaram serviços relevantes ao município.