Município inicia a retirada de placas publicitárias em áreas públicas

A Secretaria Municipal de Fiscalização e Controle Urbano (SEFIC) iniciou, este mês, uma operação contra a poluição visual em Imbituba. A ação atinge, inicialmente, as áreas de patrimônio público, municipal ou estadual. Em muitos locais, onde havia dezenas de placas de propaganda, as equipes já fizeram a remoção dos materiais, como na Avenida Renato Ramos da Silva, entre o Centro e Vila Nova.

“Nós realizamos a limpeza nessa área da Renato Ramos da Silva porque já era uma solicitação da população. Com o apoio da Secretário Municipal de Infraestrutura, também estamos concentrando esforços na limpeza do trevo de acesso a Nova Brasília até a chamada Volta da Taboa”, disse o Secretário Municipal de Fiscalização e Controle Urbano Vitor Cardozo Vichiett Lo Bianco.

Na segunda fase da operação, o objetivo será retirar os outdoors e placas maiores localizadas em perímetro particular. “Estas placas precisam de autorização do município. Iremos notificar as empresas para que regularizem a situação em 15 dias ou a retirada será imediata”, enfatizou o secretário.

Os donos de placas que tiveram os materiais removidos podem retirá-los, em até sete dias, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), que fica localizada na Rua 3 de Outubro, no Centro de Imbituba.

Os moradores que quiserem colocar uma placa de publicidade devem procurar no SEFIC, no Paço Municipal, para solicitar a autorização. No local, ainda serão de quais documentos são necessários para a liberação e colocação dos materiais publicitários.

O excesso de placas promove o desconforto visual e espacial. Além dos danos estéticos, esse tipo de poluição se torna perigosa para condutores de veículos e pedestres.