Instituição de Imbituba participa de projeto nacional “Comunidades Criativas”
A Escola de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão, do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia) foi a instituição escolhida para representar o município no projeto “Comunidades Criativas”, que tem o apoio pelo Instituto CCR, e realiza oficina de capacitação para crianças e jovens sobre diversidade e inclusão.
A primeira fase do projeto foi realizada na última quinta-feira (20), com a oficina de capacitação para 17 crianças e jovens da instituição. A escola de educação básica terá, ao fim dos trabalhos, o muro da unidade grafitado com uma obra criada, exclusivamente, pelos alunos, sob a orientação do artista visual Michel Firma.
O projeto Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional, que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a diversidade e a inclusão. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa, com a elaboração de desenhos individuais sobre o tema.
Em breve, será realizada a fase de votação popular pela internet, aberta à toda comunidade. A ilustração vencedora servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite.
Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, ao abordar a diversidade e a inclusão, o projeto da voz a um tema atual por meio da expressão artística.
“Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais e, o segundo, com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a comunidade”, ressaltou Allan de Amorim.