Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes debate os impactos da pandemia

A etapa municipal da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na tarde de quarta-feira (29), no Polo Faiep /Uniasselvi, em Imbituba. O evento, organizado pela Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) discutiu os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida dos jovens e de suas famílias.

O evento também apresentou propostas de ações e políticas públicas que assegurem os direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

A conferência teve como tema, “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A palestra magna foi ministrada por Mariana Jaques, pós-graduada em Gestão Social de Políticas Públicas, que presta assessoria na área da infância e adolescência aos municípios.

Ainda foram eleitos quatro delegados (titulares e suplentes), entre eles, dois adolescentes (um titular e um suplente) para representarem o município de Imbituba na 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com previsão para agosto de 2023, em Florianópolis.

O evento contou com a participação de adolescentes ligado aos Serviços de Assistência Social, dos representantes da câmara de vereadores mirim, e do Programa Bolsa Estagio do município.

Também estiveram no evento os profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) e Saúde (SEMUSA), representantes das entidades de atendimento à criança e dos adolescentes, do judiciário e do Ministério Público.