Município recebe 1000 doses da Astrazeneca

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) recebeu, nesta quarta-feira (10), 1000 doses da vacina Astrazeneca. O lote, repassado pela 19ª Gerência Regional de Saúde, de Tubarão, irá atender aos moradores que deveriam ter tomado a segunda dose nos dias 07, 11 e 13 de outubro.

A aplicação da Astrazeneca será realizada nesta sexta-feira (12), na Policlínica Central, das 09 às 14 horas. A vacinação ocorrerá no formato drive-thru, mas, também, em fila única (a pé) para quem não tem a disponibilidade de transporte veicular.

“Nós recebemos a informação da Regional de Saúde que, até o fim desta semana, irão normalizar o repasse das doses de Astrazeneca. A nossa intenção é imunizar toda a população, mas, dependemos da disponibilidade dos lotes. Além disso, não podemos alterar aquilo que o Estado determina, muito menos trocar, sem prévia autorização, o tipo de imunizante que será ofertado à população”, disse a Secretaria Municipal de Saúde, Graciela Ribeiro.

A indisponibilidade recente das doses da Astrazeneca é uma realidade em muitas cidades do Brasil. No Estado de Santa Catarina, alguns municípios vivem realidades diferentes. Em Imbituba, por ser uma cidade portuária e turística, a Secretaria Municipal de Saúde teve que atender muitas pessoas de outras localidades.

“Muitas pessoas que nos procuraram têm casa de veraneio em Imbituba. E, esses cidadãos, com o comprovante de residência em mãos, tomaram a vacina. São situações alheias, que nos impedem de negar o imunizante. Tiveram dias que nos tínhamos 300, 400 pessoas cadastradas, mas, atendemos 1500 pessoas. A nossa realidade é, realmente, diferente da maioria dos outros municípios da AMUREL. Por isso, nós pedimos a compreensão de todos”, reiterou a secretaria Graciela Ribeiro.