Alerta aos aposentados e pensionistas

O PROCON de Imbituba recebeu, nos primeiros quatro meses de 2021, 50 reclamações relacionadas a empréstimos consignados, ofertados por bancos, sem a autorização dos aposentados ou pensionistas. Na maioria dos casos, os descontos vêm diretamente em folha de pagamento.

A Diretora do PROCON municipal, Cristiane Pegorara, orienta que os aposentados e pensionista tenham sempre o hábito de analisar o extrato bancário no dia do pagamento, para que comprovem se o valor mensal da aposentadoria ou da pensão tenha sido depositado corretamente.

“Caso o consumidor não reconheça o desconto em folha, nós orientamos que procure o INSS, presencial ou virtualmente (https://meu.inss.gov.br), pois, através do Instituto Nacional do Seguro Social, é possível solicitar um extrato completo dos empréstimos ativos e não-ativos. Assim, será possível identificar o banco que realizou o empréstimo, qual valor foi debitado em conta, quantas parcelas o empréstimo foi formalizado e o valor das parcelas mensais”, alertou Cristiane Pegorara.

A diretora do órgão municipal disse, ainda, que aposentado também pode formalizar uma denúncia no PROCON, justamente, para que o banco seja notificado. Vale lembrar que, para uma denúncia formal, é necessário apresentar o extrato do INSS, com a identificação da instituição bancária que aplicou o empréstimo, um extrato bancário atualizado e a cópia do Boletim de Ocorrência.