Reunião com o Govenador do Estado discute medidas para o combate à pandemia

O aumento número de casos da Covid-19 em Santa Catarina, com indícios de maior gravidade em algumas regiões do Estado, foi debatido nesta terça-feira (23), em videoconferência com o Governador Carlos Moisés da Silva, e com o Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro.

Na reunião, além dos representantes das 30 maiores cidades do Estado, e dos prefeitos das cidades litorâneas, entre elas, Imbituba, marcaram presença, o Procurador Geral de Justiça, Fernando Comin, e o Presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal.

O Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, disse que Santa Catarina tem, hoje, 29.500 casos ativos da Covid-19. E que, nesta nova fase da doença, foi constatada a infecção de gestantes e crianças. Um público que, até então, não havia sido afetado, diretamente, pelo novo coronavírus.

Diante da situação, o secretário anunciou a reativação de 277 leitos de UTI/Covid nos hospitais do Estado, que haviam sido desativados em outubro do ano passado. Além disso, André Mota Ribeiro informou que, até o fim desta semana, Santa Catarina terá mais de 900 leitos em funcionamento para o tratamento da doença.

O Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, foi breve nas palavras, mas, ponderou sobre três informações importantes. A primeira delas, relacionada a disponibilização de 500 Policiais Militares para o trabalho, exclusivo, de fiscalização da Covid-19. Os agentes serão distribuídos entre as cidades catarinenses.

“Nós iremos, também, investir R$ 600 milhões na ativação de leitos de UTI em hospitais particulares de Santa Catarina. Além disso, nossas equipes estão trabalhando, incansavelmente, na busca pela compra de 5 milhões de doses da vacina para a imunização dos catarinenses”, disse o Governador Carlos Moisés da Silva.

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, aproveitou para reforçar a importância das medidas de fiscalização e reforçou, junto ao governador, que as ações devem ser decididas em conjunto, para que sejam eficientes no combate à Covid-19.

“As medidas isoladas acabam não sendo eficientes. Vivemos em um município litorâneo, que tem, realmente, sofrido com as aglomerações e com o descumprimento das normas. As festas clandestinas têm nos tirado o sono. Por isso, aproveito para parabenizar o Governo do Estado pelo anúncio de uma fiscalização mais firme e com o apoio da Polícia Militar”, disse Rosenvaldo Júnior.

Outro ponto importante, levantado pelo Prefeito de Imbituba, tem relação com as próximas medidas do Governo do Estado tomará no enfrentamento à Covid-19. Segundo Rosenvaldo Júnior, os municípios devem ser preparados com antecedência, para que tenham a possibilidade de preparar ações eficazes.

Sobre a volta às aulas presenciais, o Chefe do Poder Executivo Imbitubense disse, aos presentes na videoconferência, que, assim como a maioria dos prefeitos, tem sido questionado por professores e vereadores sobre a necessidade ou não da retomada das aulas. O tema será debatido nesta quarta-feira (24), em outra reunião. Desta vez, entre os prefeitos da Amurel.