Conferência Estadual de Saúde

Evento na capital reúne representantes de 278 municípios

 

Imbituba

 

O município de Imbituba está representado na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que segue até quinta-feira (06), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Maria de Lourdes Souza Pires, Liliane Emídio Matos, João Batista Laurindo e Davi Luiz Schmidt são os delegados imbitubense no evento.

 

“Durante o primeiro dia de conferência, os palestrantes destacaram pontos importantes. Segundo eles, todos os brasileiros usam o Sistema Único de Saúde (SUS), porque bebem a água que a vigilância Sanitária fiscaliza. Que a democracia participativa deve ser fecundada e que os conselhos de saúde devem ser fortalecidos. Também foi ponderado que poderão morrer cerca de 100 mil crianças até 2022, caso continue o congelamento das verbas para a saúde e à educação”, destacou Davi Luiz Schmidt, um dos delegados imbitubense na conferência.

 

Cerca de 1.000 delegados, representando 278 municípios catarinenses, participam do evento na Capital do Estado.  A 8ª Conferência Estadual da Saúde tem como tema central, “Democracia e Saúde”.

 

Ao todo, 311 propostas, encaminhadas pelos municípios, estão em discussão no evento. Em destaque, a defesa do programa “Mais Médicos”, bem como o incremento financeiro da União e dos Estados para municípios turísticos. As propostas definidas como prioritárias serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, possivelmente, no mês de agosto.