Aedes aegypti
Na luta contra o Aedes aegypti:
Imbituba prepara mutirão de limpeza
Imbituba
O bairro de Imbituba que registrou o maior número de focos do Aedes aegypti, o Portinho da Vila, será alvo de um grande mutirão de limpeza. Durante toda a semana, os agentes da Vigilância Epidemiológica do município passarão de casa em casa, para pedir aos moradores que façam a limpeza de seus terrenos.
Os materiais recolhidos deverão ser colocados em sacos plásticos e guardados em casa, porque, no domingo (02), um caminhão da Prefeitura passará pelo bairro recolhendo os entulhos de cada residência. De acordo com o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, a ação faz parte do projeto “Prefeitura no Bairro” que, todos os meses, visita alguma comunidade do município, levando alguns serviços de utilidade pública aos cidadãos.
“A gente sabe que se livrar do mosquito Aedes aegypti não é de um dia para outro. Mas fazer uma grande limpeza no bairro, sem dúvida, vai nos ajudar na diminuição das chances de novos focos. Além do fator limpeza, tem o fator de educação. Isso serve de exemplo para que a gente chame a atenção, mais uma vez, para o problema”, informou o Prefeito de Imbituba.
Dos 15 focos do Aedes aegypti registrados em Imbituba, sete foram encontrados no bairro Portinho da Vila. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Suzana Campos Souto, é muito importante que a comunidade faça a sua parte na limpeza dos terrenos.
“O Portinho da Vila é o nosso bairro com maior preocupação. E a limpeza das casas é uma forma da gente prevenir que o mosquito se prolifere. O é procedimento é passar em todas as casas e avisar as pessoas para limparem os seus quintais, para que, no próximo domingo, a Prefeitura possa passar e retirar todo o lixo”, disse Suzana Campos Souto, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Para a Secretária de Saúde de Imbituba, Graciela Wiemes Ribeiro, a intenção é tentar resolver o problema do Aedes aegypti antes mesmo do verão. Afinal, é na temporada mais quente do ano que os mosquitos costumam se proliferar.
“A gente está trabalhando para isso. Três dos focos nós já zeramos. Então, é o nosso objetivo, estamos trabalhando em função disso para chegarmos ao verão sem esses focos, porque é na prevenção que conseguiremos atingir a nossa meta”, informou a Secretária de Saúde de Imbituba.