Grupo Encantados Contadores de Histórias lança projeto que democratiza o acesso à cultura do Boi de Mamão para diferentes públicos

O folguedo do Boi está presente em diferentes regiões brasileiras. Entretanto, a brincadeira do Boi de Mamão, típica do litoral catarinense, é uma manifestação popular que compõe a identidade cultural como parte do patrimônio imaterial do estado de Santa Catarina. Tradicionalmente brincada em praças e espaços públicos, grupos folclóricos regionais lutam para manter viva essa importante manifestação. No entanto, torna-se fundamental possibilitar o contato de diferentes públicos com a cultura do boi, a fim de democratizar o acesso e preservar sua tradição.

O Grupo Encantados Contadores de Histórias desde 2012 apresenta o espetáculo Boi Encantado, uma releitura teatral do folguedo do Boi de Mamão, a partir da orientação do mestre da cultura popular tubaronense José Marcondes, o Zé do Boi. A partir da grande aceitação do público, o grupo percebeu a falta de projetos culturais que possibilitassem o acesso mais amplo a diferentes públicos. Assim, surgiu o projeto do cd “Boi Encantado: uma história cantada” – com áudio descrição, que pretende levar o espetáculo Boi Encantado para o público com deficiência visual.

Para Alana Meneghel, integrante do Grupo Encantados Contadores e produtora executiva do projeto “é muito importante pensar que a tradição popular é algo rico e pertencente a todos. Desse modo, é preciso também propor ações efetivas que incluam diferentes públicos. Foi uma grande oportunidade de conhecer a realidade e as reais necessidades de pessoas com deficiência visual, já que foi preciso muita pesquisa e estudo para chegar a um resultado que realmente cumprisse com seu objetivo.”

O Grupo Encantados Contadores de Histórias lança no dia 03 de fevereiro de 2018, às 16h, na Praia de Itapirubá, Imbituba, o cd “Boi Encantado: uma História Cantada”, registro da cultura açoriana.  Esse projeto foi desenvolvido com o objetivo de levar a cultura popular e o folguedo do Boi de Mamão de modo acessível, alcançando um maior número de pessoas. Nessa data, também será lançado o vídeo de making off das gravações nas redes sociais.

O espetáculo “Boi Encantado” foi gravado em cd com audiodescrição para proporcionar ao público não visual, com deficiência, idosos, crianças em fase de alfabetização ou ainda os que não conhecem, o contato com a identidade cultural regional. Esse trabalho é essencial como ferramenta de inclusão e acessibilidade cultural, além de colaborar com a preservação desse patrimônio imaterial catarinense. Participaram das gravações músicos profissionais e o mestre da cultura popular, José Marcondes “Seu Zé do Boi”, do grupo folclórico Beco do Beijo.

Sobre o Projeto:

O projeto é uma realização do Grupo Encantados contadores de Histórias e foi produzido por meio do Programa de Incentivo à Cultura Procult, da Prefeitura Municipal de Imbituba/SC, com o patrocínio da SC PAR Porto de Imbituba e Governo do Estado de Santa Catarina, além do apoio da Ong Moradia e Cidadania de Santa Catarina e parceiros. Esse produto faz parte da Rede de Leitura Inclusiva.

O Projeto também foi contemplado com o Edital de Seleção Pública n° 01 do Minc, Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, na categoria grupos – cota de acessibilidade cultural, publicado no Diário Oficial em 27 de novembro de 2017.

Agradecimentos ao mestre da cultura popular José Marcondes (Zé do Boi de Mamão) e aos parceiros: Fundação Dorina Nowill, Professor José Carlos Rodrigues, Professora Salete Cecília de Souza, Cergral, Professor Paulão, Rody Bandinelli, Tree Filmes, Diego Nunes, Maurício Nunes e a todos os amigos que apoiam o Grupo Encantados e fazem parte dessa caminhada.

Sobre o Grupo Encantados Contadores

O Grupo Encantados Contadores de Histórias trabalha há 12 anos desenvolvendo projetos e ações nas áreas da cultura, educação e sustentabilidade. Por meio do teatro, contação de histórias, ações educativas e culturais promove e fomenta a cultura local e o intercâmbio artísticos com diferentes profissionais, estimulando a produção cultural local. Presta serviço para diversas empresas e entidades, sempre primando pela excelência na execução, comprometimento com o trabalho e ética profissional com colegas, parceiros e clientes. Para conhecer mais acesse: www.encantados.com.br

Serviço:

O que: lançamento do cd “Boi Encantado: uma história cantada” e apresentação do espetáculo com audiodescrição.

Onde:  Praia de Itapirubá Sul, em Imbituba.

Data: 03/02/2018 Horário: 16h.

Entrada: gratuita

Livre para todos os públicos