Segunda edição do projeto Feira na Praça é marcado por diversidade e cultura afro
O projeto Feira na Praça, pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através da Diretoria de Cultura, através de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – Funcultural, que teve sua primeira edição no dia 12 de novembro na praça da Nova Brasília, neste domingo 26, teve sua segunda edição na Praça Henrique Lage, Centro de Imbituba.
O objetivo é levar cultura para todos, tornando a feira regular, com edições mensais durante todo o ano. A Prefeitura trabalha para que a ideia se consolide e fortaleça a cultura nas comunidades da cidade, proporcione a integração de artistas de todos os setores incentivando a transformação social em prol do lazer, entretenimento, valoração do indivíduo, e da geração de renda, pelo acesso e a integração da população.
O diretor de cultura, Paulo Armando, aponta que a diversidade cultural da cidade deve partir da manifestação e da integração das pessoas, para que as diversas artes elevem o senso crítico, promovendo o desenvolvimento intelectual dos cidadãos. “Apoiar os artesãos e os artistas de Imbituba, é comprometimento da Diretoria de Cultura marcado com a diretriz de elevar o tema “cultura para todos”, salienta.
Quem esteve no local pode presenciar as várias atrações de dança, teatro e música. Atividades em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, como a comercialização de feijoada e artistas afrodescendentes fizeram o palco vibrar. Apresentações das crianças da comunidade da Ibiraquera, com o tradicional Boi de Mamão da Escola Justina, marcaram também a forte cultura açoriana presente na cidade, a Escola de Capoeira Cordão de Ouro, o Grupo Black Samba, com a representação de peso da comunidade afro, Catra e Pavão, também Igor do Canto Perfeito e Zeh Rocha, mostrando a cultura brasileira.
Os Poetas Pi de Freitas e Odair Ribeiro declamaram poesias e comercializaram as suas obras. Nas tendas, artesãos com suas criatividades encheram os olhos de quem esteve no local, com diversidade e inúmeras técnicas artesanais, foram comercializados: cerveja artesanal genuinamente imbitubense, pães especiais, luminárias rústicas, brinquedos, peças de decoração e arte. Houve também troca-troca de livros promovidos pela Biblioteca Pública Municipal.
Próximas edições:
Dia 03 de dezembro, Praça Laudelino João de Oliveira, Nova Brasília.
Dia 17 de dezembro, Praça Henrique Lage, Centro.