Projeto Comunidade Ativa movimenta Terceira Idade de Imbituba com Outubro Rosa

O Projeto Comunidade Ativa é voltado para o público da terceira idade e tem o objetivo melhorar qualidade de vida destas pessoas oferecendo um estilo de vida mais saudável, através da prática de atividades físicas. O projeto já atende 13 bairros de Imbituba e conta com aproximadamente 650 participantes com idade acima de 50 anos.

A Prefeitura Municipal de Imbituba contempla vários projetos voltados a esta faixa etária através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, mas um deles tem um destaque especial, o Projeto Comunidade Ativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, coordenado pela Diretoria Municipal de Esportes.

Esta semana o Projeto Comunidade Ativa está com atividades diferenciadas em todas as comunidades incentivando a Campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

A Diretoria de Esportes também aderiu a campanha no Projeto Comunidade Ativa, com aulões de conscientização, oferecidos pelas professoras de educação física das 12 comunidades atendidas pelo programa, visando um “alerta” à saúde de todas as mulheres envolvidas. Em algumas comunidades ainda houve a participação de enfermeiras locais dos postos de saúde, trazendo informações e tirando dúvidas.

No sábado (28), aconteceu um aulão aberto para a toda a comunidade, fechando o mês de conscientização com sucesso de participação de todos os integrantes do projeto.

Segundo o diretor de esportes, Norton Evaldt, aulas são bem divertidas e funcionais, numa mescla de ginástica com recreação esportiva, que mantem o pessoal em movimento o tempo todo, melhorando muito o condicionamento físico dos participantes, consequentemente diminuindo consideravelmente os riscos de doenças como depressão, cardíacas, musculares, entre outras. “Atualmente, o público do Projeto Comunidade Ativa é composto por 90% de mulheres e apenas 10% de homens, já estamos realizando uma pesquisa entre os participantes para juntar dados e planejar ações que atraiam o público masculino também”, relata.

NÚCLEOS DO PROJETO COMUNIDADE ATIVA

BAIRRO                       LOCAL                                   HORARIO

CENTRO                      Ginásio Olivar Francisco         Terças e quintas das 08:00 às 09:00 horas

SAGRADA FAMÍLIA     Salão Paroquial                                  Segundas e quartas das 08:00 às 09:00 horas