IMBITUBA PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI A PARTIR DESTA SEGUNDA (20)

Imbituba participa, a partir desta segunda-feira, 20, da Semana Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti. As ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Trabalho e Renda (Seast), com a participação da Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica,  acontecem até sábado (25).

A Semana, de iniciativa do Governo Federal, tem como objetivo integrar as políticas intersetoriais de combate ao mosquito, causador da dengue, zika e chikungunya, criando uma rede de prevenção e de atenção aos casos já existentes. Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a Semana de prevenção tem foco na rede de Assistência Social existente nos municípios a fim de empenhar esforços mobilizando funcionários, beneficiários dos Programas Sociais e Lideranças Comunitárias nas ações de disseminação da informação e conscientização para fortalecer o combate ao mosquito.

A programação inclui palestras educativas nas escolas da rede municipal de ensino e distribuição de materiais informativos com orientações para prevenção da dengue, zika e chikungunya.

SC registra mais de 2 mil focos de Aedes aegypti em janeiro e fevereiro

Nos dois primeiros meses do ano, Santa Catarina registrou 2.153 focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre de chikungunya e do zika vírus. Esses focos estão concentrados em 96 municípios, sendo que 53 deles são considerados infestados, conforme aponta o Boletim Epidemiológico nº 05/2017, referente ao período de 1° de janeiro a 25 de fevereiro, divulgado no dia 9 de março, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde. A quantidade de focos é praticamente a mesma registrada no mesmo período do ano passado, quando foram identificados 2.310 focos, em 104 municípios.

* 2ª Feira:

– 08h30min – Escola Terezinha Pinho.

– 10h30min – Escola Hermínia de S. Marques.

– 14h00min – Escola Belarminda de S. Pires.

* 3ª Feira:

– 08h30min: Escola Ugero.

– 10h30min: Escola Padre Itamar.

– 14h00min: Escola Basileu José da Silva.

* 4ª Feira:

– 08h30min: Escola Etelvina de Souza Pereira.

– 14h00min: Escola Deputado Joaquim Ramos.

* 5ª Feira:

– 08h30min: Escola José Vanderlei Mayer.

– 14h00min: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

* 6ª Feira (24/03):

– 09h00min às 11h00min: Passeata de Conscientização com a participação dos alunos das Escolas Municipais, CREAS, CRAS, Vem Ser, CAPI, SEMUSA e SEAST (iniciando no Ginásio de Esportes e terminando no calçadão – aberto à população) finalizando com apresentação da paródia do Mosquito Aedes aegypti.

– 11h00min: Panfletagem.

* Sábado:

– 15h00min – Limpeza da Praia do Porto, com ênfase no combate à dengue (aberto à população).