Alunos de escolas municipais participam de consulta lúdica

Promover a participação e o protagonismo de crianças e adolescentes na educação do município. Esse é o objetivo principal do PVE – Programa Parceria Votorantim pela Educação, que está realizando mais uma “Mobilização pela Educação” esta semana, em Imbituba.
Os alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil participam, na próxima quarta-feira (18), de uma consulta lúdica que vai desafiá-los a pensar como podem melhorar as suas realidades. O evento ocorre no auditório da Escola de Ensino Médio Eng. Annes Gualberto.
A iniciativa da Votorantim Cimentos, em parceria com o governo municipal através da secretaria de Educação, pretende agregar esforços ao poder público na promoção de ações que aprimorem a prática e melhorem o processo de aprendizagem dos alunos.
Durante a oficina, as crianças devem produzir materiais para demonstrar a escola ideal, e como podem construir um ambiente escolar melhor juntos. “A intenção é trabalhar de forma lúdica o que seria uma consulta pública, inspirando os nossos alunos a transformar a educação”, explica a gerente executiva da Educação Básica do município, Isabel Cavalcanti.
Implantado em 2015, o programa pretende trabalhar temas específicos durante todo o ano. Em 2016, as ações são voltadas para a educação inclusiva e o protagonismo dos alunos na escola e na cidade. Na consulta lúdica, mobilizadores farão provocações sobre questões como aprendizado, rendimento, participação dos alunos nas decisões da escola e diversidade cultural. Com base nas reflexões, os alunos irão construir soluções para os problemas identificados.
A próxima etapa do projeto será redigir uma carta pública para a Educação, que será entregue a lideranças estaduais e municipais a fim de contribuir para novas propostas no sistema educacional.
Data: 18/05/2016
Local: Auditório da E.E.M Eng. Annes Gualberto
Capacitação envolve professores
As atividades do PVE também envolvem os diretores de escola, coordenadores pedagógicos e técnicos da Educação do município. Durante a semana, eles participam de discussões sobre o tema Educação Inclusiva e protagonismo, com a formadora Marília Costa Dias, de São Paulo.
De acordo com a professora Rosenilda Rodrigues da Rosa, uma das formadoras do PVE em Imbituba, representantes de toda a rede municipal realizaram um mapeamento das necessidades das escolas, pensando recursos humanos, materiais e processos educacionais. “Depois de pontuar nossas percepções sobre o ambiente escolar, realizamos um estudo de campo em um dos centros de Educação Infantil, para compreender melhor a realidade e juntos buscarmos melhorar a qualidade da educação”, afirma.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.
Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Atendimento à Imprensa
Votorantim Cimentos – Regional Sul