Projeto Tenda Literária concorre a prêmio do Ministério da Cultura

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) da Prefeitura de Imbituba concorre ao 8º Prêmio Vivaleitura, com o projeto Tenda Literária. A iniciativa selecionará quatro ações de promoção de leitura, que receberão, cada uma, R$ 25 mil. O resultado da fase de habilitação já foi divulgado pelo Ministério da Cultura. O projeto concorre com 1.161 iniciativas inovadoras de leitura em todo o Brasil. 

“São muitos inscritos, mas precisamos, acima de tudo, acreditar que este prêmio pode ser nosso. A criação da Tenda Literária foi impulsionada pelo resultado do Prêmio Vivaleitura 2014, quando a Barca do Livros foi a grande vencedora na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias. Hoje a Tenda chegou a sua segunda temporada e aqui estamos nós. Agradeço a todos os artistas, colaboradores e apoiadores, em especial ao souIM e a toda equipe do Governo de Imbituba que acreditaram que era possível conquistar esse sonho e investiram nesse projeto”, agradece a bibliotecária, gerente de fomento e incentivo à cultura e idealizadora do projeto, Gláucia Maindra.

 

Confira o resultado da fase de habilitação do 8º Prêmio Vivaleitura em: http://bit.ly/1pGaV3f

 

Sobre a Tenda Literária

 

A Biblioteca, por meio do projeto Tenda Literária, propõe alcançar resultados expressivos na ampliação e fruição dos índices de leitura e acredita que é necessário sair do seu espaço físico e ir ao encontro dos cidadãos. Além de oportunizar aos moradores na cidade e aos turistas “um banho de cultura nas praias” do Litoral Sul de Santa Catarina. A biblioteca que se nutre da cultura local e traz os artistas e colaboradores para este meio, contribui significativamente com o acesso à leitura e a informação à sociedade. 

Ainda oportuniza ainda aos cidadãos direitos iguais e justos na conquista do cumprimento da política pública voltada à leitura e suas vertentes. Essa proposta é fundamentada na necessidade de somar no empoderamento do indivíduo, investindo na sua capacidade de por si próprio conquistar mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer, em acordo com o pensamento do educador Paulo Freire.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz