Contemplados recebem certificados do Procult 2015

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) da Prefeitura de Imbituba, através da Superintendência de Cultura (Secult) e Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC entregaram aos contemplados no Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba – Procult os certificados aos projetos aprovados. Todos foram avaliados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura – CMIC, referentes ao edital SECULT/PROCULT 001/2015.

O valor total deste edital foi de R$ 133.466,72, totalizando uma média de R$ 7.400,00 por projeto. O Procult é um programa de incentivo aos artistas culturais de Imbituba, que tem por objetivo o apoio e a viabilização de Projetos Culturais, mediante incentivo fiscal, por meio de renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISS e/ou Imposto Predial e Território Urbano- IPTU.

O vice-prefeito Elísio Sgrott destacou que o processo foi democrático. “Poderíamos destinar este recurso via subvenções, mas a prefeitura separou uma parte do orçamento tanto para o Procult, quanto para o Proesporte, permitindo de maneira justa que todo cidadão pudesse se inscrever. Para o ano que vem deverá ser ofertado o mesmo valor deste ano”, revela. 

O secretário da Setec Paulo Sefton agradeceu aos participantes e ressaltou que a premiação é um incentivo do município aos artistas. “Tenho como lema que fazer turismo é desenvolver a cultura da localidade e acredito que este é o melhor caminho para valorizar os trabalhos e espero que venham mais editais”, deseja.

A partir de agora os contemplados poderão buscar junto a empresas do município o apoio mediante renúncia fiscal, para a viabilização do projeto e em seguida realizar a prestação de contas. Quem abraça o Procult direciona parte do dinheiro que seria pago em impostos ao município para a realização destes projetos e ainda tem sua marca divulgada como apoiador, uma vez que a entidade patrocinadora é a Prefeitura de Imbituba, que direciona o imposto para o programa. 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Moreira Lima