Hortas escolares estão renovadas nas escolas do município

Implantado já há alguns anos em Imbituba, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Infraestrutura (Seapi), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduce), deram continuidade a um dos projetos de fundamental importância para a melhoria de qualidade de vida dos estudantes das escolas municipais, as hortas escolares.

Em quase todas as escolas municipais, a Seapi já realizou a preparação da terra e o plantio de mudas que vão produzir verduras e legumes frescos e sadios a baixo custo. “Resgatar a agricultura no espaço urbano, despertar o interesse dos alunos para a preservação dos alimentos e o manuseio e a importância dos alimentos são uns dos objetivos desta importante ação”, salienta Michela Freitas, secretária de Educação.

O envolvimento dos alunos com as hortas desenvolve a educação sobre a importância de bons hábitos alimentares. “Esse trabalho também destaca a importância ecológica e os cuidados que devemos ter com a nossa terra e o meio ambiente”, salienta Evaldo de Souza, superintendente de Agricultura.

A ideia do trabalho também é multiplicar na família essa ação, com hortas caseiras e comunitárias, além de contribuir para aperfeiçoar o processo educacional dos alunos. “Todos aprendem muito nesse processo e em uma alimentação mais saudável”, acrescenta Michela.

Texto e fotos: João Batista Coelho Júnior