Governo Municipal é representado no 1º Salão Catarinense de Turismo

O Controlador Geral e Planejamento de Imbituba, Gean Carlos Fermino representou a prefeitura de Imbituba, em conjunto com o Secretário de Turismo Antônio Clésio Costa e a Chefe do Departamento de Desenvolvimento Turístico, Maricélia Luz de Brum, no 1º Salão Catarinense de Turismo, em Florianópolis, no CENTROSUL – Centro de Convenções de Florianópolis.

Gean Fermino foi convidado entre um grupo seleto de palestrantes para contar as experiências bem sucedidas de Imbituba nos últimos 5 anos.  O Controlador, que ocupou a pasta de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Imbituba em 2007 e 2008 e é o atual Controlador Geral e Planejamento da cidade, falou sobre a experiência de ter desenvolvido e executado o Máster Plan de eventos Internacionais de imbituba, com foco especial ao WCT – Mundial de Surf. “O Máster Plan é um instrumento de Planejamento Estratégico Global adaptado as realidades locais para que a Prefeitura Municipal de Imbituba, em conjunto com a cidade, pudessem realizar seis grandes eventos internacionais em um único ano, levando em consideração modernas técnicas de gestão e muito trabalho operacional, sob a coordenação geral o prefeito José Roberto Martins”, ressalta. 

O 1º Salão Catarinense do Turismo foi lançado na terça-feira (23), às 15h, na Sala Joaquina do Centrosul, em Florianópolis. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Santur, posicionasse como a mais importante vitrine do turismo catarinense, além de criar um espaço permanente de conhecimento sobre a atividade econômica que já representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
            A abertura oficial do Salão aconteceu no dia 21 de março. Foram expostos estandes de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos das dez regiões catarinenses, atrações culturais, palestras e workshops programados no Núcleo de Conhecimento do Salão Catarinense de Turismo.

Garantiram a presença um público diversificado: viajantes, profissionais do setor, empresários, jornalistas especializados, estudantes e especialistas em turismo.

Quem visitou o 1º Salão Catarinense do Turismo teve acesso também ao Festival da Integração Multicultural (FIMC), em sua terceira edição. A feira exibe a cultura e as tradições das regiões turísticas de Santa Catarina reproduzindo cenários, personagens e outros aspectos da origem do povo e dos costumes herdados das mais de 20 etnias européias, utilizando efeitos especiais e recursos interativos.

No Espaço Cultural Catarinense, cada uma das dez regiões turísticas do estado comercializou pratos típicos da gastronomia que tanto atrai os turistas para o Estado. “Esta será uma oportunidade de apresentarmos ao catarinense os variados destinos e atrações que temos aqui. Promover o turismo interno é um dos grandes desafios da atual política de promoção catarinense”, afirmou o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.