P.U.R.A: Uso racional da água é tema de projeto educacional

O lançamento será no dia 23, no calçadão da Nereu Ramos

Imbituba terá mais um projeto educacional voltado ao meio ambiente. A parceria entre a Secretaria de Educação do Governo de Imbituba, Votorantim Cimentos e Brasil Verde foi reafirmada para o Projeto de Uso Racional da Água – PURA. O lançamento do projeto será dia 23, às 14h30 no calçadão da Nereu Ramos, no Centro. Mais de 9 mil pessoas do munício serão atingidas.

O lançamento contará com a participação das escolas, painel didático e distribuição de cartilhas informativas demonstrando para a população quanto custa o desperdício no orçamento doméstico e ao meio ambiente. “O PURA será uma ferramenta importante de conscientização ambiental e integração entre escolas, empresas e comunidades”, explica Olivar Francisco Filho, idealizador do projeto.

Michela Freitas, secretária de Educação, acredita que o PURA será um sucesso, assim como os outros projetos que foram resultado da mesma parceria. “Nos dois últimos anos tivemos o Projeto Mata Atlântica e o das Hortas Verticais, pudemos perceber como eles influenciaram na consciência ambiental dos nossos alunos e também das famílias que se envolveram. Além disso, poderemos trabalhar o tema de maneira interdisciplinar, aproveitando desde a matemática até as artes”, destaca.

O projeto este ano tem o apoio de Imbituba Logística Portuária e Rádio Comunitária de Nova Brasília, que cederá o horário das 11h às 12h todas as quintas-feiras para divulgação do programa PURA.

Projeto interdisciplinar

A Secretaria de Educação irá propor para todas as escolas municipais o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar sobre ensino do uso da água na higiene pessoal e as transformações de hábitos, como deixar a torneira desligada enquanto se escova os dentes. “A elaboração de uma exposição ou feira das águas ao término do projeto é uma ótima maneira do aluno sentir-se participante de algo que engloba toda a sua escola. O empenho em decorar e produzir a escola para uma feira, além de ensinar sobre a temática ambiental, proporciona um aprendizado de convívio importante para a educação”, explica Michela.

Ainda este mês serão montados os painéis nas escolas municipais, elaborados os trabalhos didáticos com os professores e instalados reservatórios para captação da água da chuva. Em abril os trabalhos didáticos serão realizados; em maio e junho serão feitas visitas nas estações de captação e tratamento de água; em agosto e setembro o projeto será estendido para as comunidades e em outubro e novembro serão feitas as avaliações e premiações dos melhores trabalhos desenvolvidos.

1º ano – Água e suas curiosidades

2º ano – Água no planeta

3º ano – Água de qualidade

4º ano – Água e seu ciclo

5º ano – Água gerando energia

Matemática – Além da interpretação de problemas, existe o uso funcional que se dará no cotidiano. Com isto, as operações básicas da matemática podem ser utilizadas na quantificação de água, bem como em exercícios que contenham a água e seu uso em sua formulação.

Língua Portuguesa – Pode-se utilizar a interpretação dos códigos linguísticos presentes numa conta de água e em embalagens de brinquedos, na produção de redações de versos, canções de roda.

História e Geografia – No primeiro ciclo é importante que o aluno entenda seu contexto socioeconômico. Pode ser tratado como o homem que usa a água de acordo com seu contexto histórico-geográfico, por exemplo, numa tribo indígena. No segundo ciclo é possível tratar sobre a questão da água nas diferenças entre campo e cidade, mostrando as relações existentes entre o homem e o meio ambiente. No campo há o problema da mecanização das atividades rurais e na cidade há a superpopulação e os problemas de poluição das águas.

Ciências – A água é o elemento principal para que exista vida e se estudem os seres vivos. No segundo ciclo os alunos já possuem conhecimento para que possam coletar dados e trabalhar com a formulação de problemas e observação de regularidades. A coleta de chuva ou medição da água da escola durante determinado tempo permite que os alunos possam compreender o método científico aplicado a um estudo das águas (ciclo da água).

Educação Física – Compreender o próprio corpo é também compreender que somos formados por água e que é importante para a saúde física. A transpiração e a hidratação são necessárias para que se possa correr, pular e brincar.

Arte – Em todas as expressões artístico-culturais há artistas que se preocuparam com o mundo. Uma obra estática ou musical e o próprio corpo podem ser utilizados como maneira de imitar a realidade e até de denunciá-la. Através da arte pode-se falar dos benefícios e dos problemas da água de uma maneira mais livre e informal.

Texto e foto: Emanuelle Querino Alves de Aviz