Tenda Literária ancora na Praia da Vila

Cerca de 2 mil pessoas já passaram pelo evento, que tem a sua última edição do verão neste final de semana. Confira a programação

               

O projeto de leitura, livros e literatura da Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa já atingiu quase duas mil pessoas. Com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo do Governo de Imbituba o evento já passou por Barra de Ibiraquera, Praia de Itapirubá e Praia do Rosa. Neste final de semana (7 e 8) chega a sua última edição deste verão, no Canto da Praia da Vila. A programação está especialmente recheada de atividades para todos os públicos.


O espaço cultural itinerante tem livros à disposição e contação de histórias na tarde de sábado. A tenda apresenta um acervo selecionado para gostos diversificados, com a curadoria de Talitha Gresele Ozorio e supervisão da bibliotecária Gláucia Maindra. “Aguardamos um lindo dia para comemorar junto à comunidade e aos turistas mais um final de semana repleto de cultura. Em cada praia encontramos um novo público, com suas necessidades e desejos impares, o mais gratificante é estabelecer esse momento de troca e informação, entre países vizinhos, entre nossos pares de cidades tão próximas, enfim ampliando horizontes”, comemora Gláucia.


A bibliotecária destaca que na Praia do Rosa houve um diferencial, pois o Espanhol foi o idioma predominante. “Ficou o recado dos nossos chicos e chicas, que em 2016 a Tenda possa apresentar obras em outros idiomas. Esse retorno é fundamental para melhorarmos e ampliarmos o projeto cultural. Também posso acrescentar que a experiência da tenda em participar no 4º Festival Filhas do Mar foi extremamente gratificante, pois conseguimos partilhar com um público que realmente marca presença nas praias em qualquer época do ano, a(o)s surfistas, e enfim partilhar com eles e seus filhos deste momento de troca com a literatura foi mágico”.


Os livros em braille e com fonte ampliada continuam sendo a grande novidade ao público que visita a Tenda. Eles são disponibilizados pela Fundação Dorina Nowill gratuitamente. Isabella Torquato do souIM, assina a cenografia do espaço neste verão, com o uso de materiais inusitados, utilizados de forma criativa, tornando o espaço convidativo e acolhedor. “A revista Foco Livre encaminhou alguns exemplares para a Tenda Literária, em parceria, e também o Jornal Bem Estar – Litoral Sul, com distribuição gratuita.


Como funciona

 

Tanto os turistas quanto a comunidade residente em Imbituba poderão realizar o empréstimo de livros para ler em outro local. Para efetuar empréstimo de livros o turista precisa preencher um termo de empréstimo, informando endereço, telefone e e-mail e na ocasião apresentar o documento de RG ou CPF. 


Para efetuar o cadastro de leitor, para quem reside em Imbituba, basta apresentar comprovante de residência atual na cidade de Imbituba em nome próprio, ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4. É possível emprestar até três livros por 15 dias, que podem ser renovados via telefone, internet e presencialmente na Biblioteca. A Bibliotecária, Gláucia Maindra esclarece que esse é um dos objetivos da Tenda, aproximar e facilitar o acesso aos recursos que a biblioteca oferece.


A ONG Entrelinhas propõe que a pessoa que achar um Livro Nômade pode pegá-lo, levá-lo para onde quiser e fazer uma boa leitura. O único compromisso é de deixar o livro em algum lugar movimentado. A ideia do projeto é que os livros não fiquem parados na estante. Se você quer que seus livros sejam nômades também, entre em contato com a Entrelinhas na Tenda Literária, com Ailton Pereira Junior.

 

Programação Tenda Literária

Livros, leitura, literatura, informação e contação de histórias

Data: 7 e 8 de fevereiro – Praia da Vila (Centro), no Canto da praia

Horário: das 9h às 19h

Participação livre e gratuita

Informações: https://www.facebook.com/tendaliteraria

 

07/02 – Sábado

 

9h às 10h – Oficina de Dança Meditativa facilitada por Kharina Oleksiuk – As danças circulares são utilizadas para reunir pessoas em alegres celebrações, harmonizando tanto o indivíduo quanto o grupo. Ao dançarmos de mãos dadas num círculo estamos simbolizando a confiança e o apoio mútuo. No círculo não existe hierarquia, todos os participantes podem ajudar a superar os erros uns dos outros. A Dança Circular é também uma meditação em movimento, pois através dos passos repetidos podemos entrar em estado meditativo, esvaziando a mente e deixando fluir os passos. Esta atividade acontece semanalmente no Espaço AMAR, sempre às sextas-feiras, das 18h30 às 19h30. Kharina Oleksiuk é Artista Plástica formada pela UFRGS, pós-graduada em “Progettazione di Moda” pelo “Istituto per l’Arte e il Restauro” (Florença / Itália) e em Psicologia Transpessoal pela UNIPAZ-SUL (Porto Alegre). Facilitadora das Danças do Tarô, criadas pelo Grupo Chama de danças meditativas.


9h às 12h e das 13h30 às 19h – A “London Productions” estará presente para divulgar suas ações e serviços. A London é uma produtora brasileira especializada na produção de eventos, gestão de projetos culturais e artísticos, planejamento executivo e plano de negócio para projetos independentes ou financiados por iniciativa privada, crowdfunding e leis de incentivo. ‘Você nem imagina, a gente faz. Você precisa? A LP realiza!


10h às 17h – Resgatando a cultura das pranchas de madeira, Linha d’água marcenaria, marcará presença na tenda. Especializada na execução de projetos náuticos, tem como novidade sua nova linha na fabricação de óculos em madeira.


14h às 19h – Participação do IFSC Câmpus Garopaba com divulgação de cursos e vagas.

 

15h às 15h30 – Contação de Histórias “enCONTOS da Natureza”, com Fillipi Anselmo. – Através de lendas o espetáculo “enCONTOS da Natureza” expressa acontecimentos misteriosos que retratam a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura. Fillipi Anselmo contador de história para crianças de 2 a 182 anos. Atuando no teatro, aproveitou sua experiência como ator para despertar o interesse da criança e do adulto em ouvir histórias. O espetáculo é produzido pelo Coletivo Intervenção Cultural.

 

15h30 às 16h – O Maternarte vai puxar uma conversa sobre Maternidade e Consumo: de que forma a maternidade se torna um grande mercado e como podemos minimizar as amarras do consumismo desde a gestação até a criação dos filhos. Maternarte é grupo de ações pelo resgate do protagonismo da mulher, da essência de gerar, parir e criar, buscando inspiração nas boas práticas da cultura e da ciência.

 

16h às 16h30 – Grupo de DançaGioGaivota apresenta a coreografia “Bailarinas – Garotas da Capa Vermelha”. StudioGioGaivota esta situado em Ibiraquera – Praia do Rosa, atua com Ballet Classico & Improvisação na Dança, além de KangooJumps&Trp.

 

16h às 19h – Coletivo Intervenção Cultural – Produtora e incubadora de projetos que investiga novas formas de envolver os diferentes públicos na esfera da arte, cultura e meio ambiente a fim de fortalecer, difundir e fomentar a produção artística cultural e a conscientização ambiental, promovendo projetos de inovação social que produzam inovação e transformação. Nesta edição com Fillipi Anselmo, integrante do Coletivo.

 

16h30 às 17h30 – Southern Rock, com Lú Guassu e Peter Redneck – Violão e voz cantando clássicos do rock com algumas influências do estilo “Southern Rock”, uma espécie de mistura de rock com música country americana.

 

17h às 19h – souIM apresenta sua proposta, com Isabella Torquato, idealizadora dessa iniciativa. O souIM é uma plataforma de incentivo e desenvolvimento de Profissionais e Negócios Criativos no município e região de Imbituba – Santa Catarina – Brasil. “souIM é fazer parte com criatividade. É ter consciência do próprio papel no espaço sem deixar de olhar o outro. É ser apaixonado pelo processo. É ser uma pessoa legal que ama o que faz.

 

17h às 19h – Trilha conduzida pelo Coletivo TaiáTerra – Saindo do local da Tenda Literária. Os condutores são formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. Os condutores recomendam levar na trilha: roupas leves, calça e camisas longas protegem de aranhões; sapatos adequados, fechados e com sola não escorregadia; chapéu ou boné, protetor solar e óculos escuros; garrafas com água conforme a necessidade de cada um e lanche.

17h30 às 17h40 – Hip Hop com a Cia. Imbitubense de Dança, via Academia Corpo e Arte.


17h50 às 17h55 – Priscilla Pesciotti Fargnolli apresenta Viver sem tempos mortos – uma coreografia de Murilo Borges. Trabalho esse, que une a palavra e a música, num corpo que transmite uma mensagem, um sentimento, uma história. Com o texto de Simone de Beauvoir, declamado por Fernanda Montenegro, e música de Ólafur Arnalds – This Place Was A Shelter. A bailarina, professora e coreógrafa, Priscilla Pesciotti Fargnolli, formada no CAD – Centro Avançado de Dança, Ribeirão Preto – SP, já lecionou em várias escolas de Ribeirão e região; em Belo Horizonte – MG, no 1° Ato Centro de Dança; e foi bailarina e coreógrafa da Equilíbrio Cia. de Dança, também em Ribeirão Preto, agora desenvolverá seus trabalhos em Imbituba, compondo o corpo docente da Academia Corpo e Arte, junto a Cia. Imbitubense de Dança.

 

18h às 19h – Zeh Rocha mostra canções do seu novo DVD Transfinito, do CD Tear, e inéditas. Acompanha Zeh nesta apresentação seu amigo, Otavio Possenti Junior. Zeh Rocha tem composições gravadas por Lenine, Elba Ramalho e Boca Livre. É professor de artes, em Imbituba e ministra aulas de canto e violão.

 

19h – Recomendações para o Verão e Aulão de Zumba, com a instrutora, Joelma Guimarães – Academia Corpo e Arte. Recomendações sobre exercícios físicos na praia e quais seus benefícios e malefícios. A Academia Corpo e Arte iniciou suas atividades em 1986, com seu primeiro grupo de dança, e desde então representa Imbituba em vários Festivais e Mostras Culturais. Tem como direção, a bailarina, professora, coreógrafa e fundadora da Cia. Imbitubense de Dança, Joelma Guimarães.

 

08/02 – Domingo


9h às 12h e das 13h30 às 19h – A “London Productions” estará presente para divulgar suas ações e serviços.

 

9h às 12h – GEIB – Guarnição Especial da Policia Militar de Imbituba realiza ação interativa com as crianças e apresenta a escolinha de trânsito, que foi criada no ano de 2014, através de uma parceria entre Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Imbituba. Por meio desta ferramenta, o Policial Militar proporciona noções de trânsito aos alunos dos estabelecimentos de ensino do Município, procurando sempre orientá-los a tomada de atitude responsável, sadia e segura.

 

10h às 11h – Conversa com as equipes da APABF/ICMBio e Projeto Baleia Franca – a Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca é uma unidade de conservação de uso sustentável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Permite o uso sustentável dos recursos naturais, a ocupação territorial e atividades econômicas. Com uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, abrange nove municípios. Um dos objetivos é proteger a baleia-franca austral, espécie ameaçada de extinção, cuja reprodução se dá na área compreendida pela APA, entre os meses de junho e dezembro. Representados por Cecil Maya Brotherhood de Barros, Chefe da APA da Baleia Franca e Luciana Magnabosco de Paula Moreira, Analista Ambiental. O Projeto Baleia Franca vai abordar questões sobre as baleias, educar e conscientizar de forma interativa, com experiências práticas! O Projeto Baleia Franca foi criado em 1982, atua na proteção, conservação e recuperação populacional das baleias em águas brasileiras. O PBF é mantido com apoio da Santos Brasil.


11h às 12h30 – Saúde na Praia – é um projeto em parceria com a Tenda Literária e apoiado pela Feira de Alimentos do Centro de Imbituba. Nosso maior intuito é divulgar a melhoria e qualidade de Vida, visto que ainda temos o privilégio de morar neste paraíso natural. Traremos dicas preciosas e práticas de saúde e bem estar, bem como ensinaremos o suco verde detox para toda comunidade. Esta vivência será realizada pela culinarista Aghata Patrícia e sua equipe.

 

14h às 19h – Participação do IFSC Câmpus Garopaba com divulgação de cursos e vagas.

 

15h às 15h40 – Recital, com Ailton Pereira Junior, Carolina Alves e Isadora Calônico. Para Isadora “A literatura sempre foi minha maior paixão. A arte da palavra exemplificada, mas não explicada em seu sentido conotativo me fascina em prosa e verso. Explorando todas as potencialidades de comunicação, é aquilo que permanece com ênfase na expressão transpondo limites de tempo e espaço. E é o que escolhi para me aperfeiçoar até que findem os meus dias.” Já Ailton afirma que “Não leio para saber notícias e verdades, leio para estar em outro lado, pisar outras areias e ver outros lugares. Se leio literatura não é para encontrar definições, leio como um erro e para inventar verbo e ação. Como um rio que sempre vai, leio. Como o tempo que não volta, leio.” Carolina Alves descreve “Desde então, percebo o quão suficiente a escrita me faz sentir. Como se toda a mágoa escorresse pelos dedos e a boca permanecesse fria, imóvel, tricotada. Deixo o papel liso e me derreto em letras, em versos, em palavras rabiscadas e ritmadas, sem qualquer interação. Deixo o lápis furar a minha pele e abrir um buraco no peito, cavar todos os sentimentos presos nos músculos da carne frouxa.” Também participam deste Recital os Acadêmicos da ALI (Academia de Letras de Imbituba) Odair Ribeiro e Vílson Souza, que pretendem apresentar seus livros e um varal com poesias, pretendem contextualizar o Gênero literário, mostrando sua versatilidade em abordar qualquer tema e abordar a história da Poesia. O Recital é aberto a todos que desejarem participar.

 

16h às 19h – Conheça Entrelinhas, com Ailton Pereira Junior, integrante da organização em processo de formação. “A ONG Entrelinhas surge com o intuito de semear o interesse pela leitura e escrita literária em Imbituba, para isso buscará auxiliar e promover iniciativas voltadas ao livro, leitura, literatura, bibliotecas, demais espaços de leitura e unidades de informação” esclarece Daniele Freitas, integrante da Entrelinhas. 

 

16h às 19h – Exposição de Ailton Pereira Junior, com o ensaio fotográfico sobre leitura, no qual utilizou um conceito do Barthes, A leitura com cabeça levantada.

 

16h às 19h – Coletivo Intervenção Cultural. Neste domingo com Alessandra Santos, integrante do Coletivo.

 

17h às 19h – Munidas de “diálogo”, máquina fotográfica e alguns adereços do universo feminino, Kharina Oleksiuk – terapeuta da imagem, Katiuscia Dier francisco – fotógrafa e Franciele Eger – cabeleireira, irão propor uma reflexão, com registro fotográfico, a respeito do que seja a “beleza real”, às mulheres que estiverem na praia e desejarem dar o seu depoimento. Atuando desde 2009 como consultora de imagem e estilo pessoal, Kharina desenvolveu o curso “Faça as Pazes como o Espelho” com o objetivo de questionar e refletir sobre a influência que a moda exerce sobre a nossa forma de vestir e dar início, através do autoconhecimento, à construção de um visual que respeite o estilo e a beleza única de cada mulher. Franciele é a hair stylist do salão Santa Bela Hair and Beauty e Katiuscia, através da sua lente, observa atentamente o mundo que nos rodeia!

 

17h às 19h – souIM apresenta sua proposta, com Isabella Torquato.

 

17h30 às 18h – Dança com Poesia, com Geeta da Luz – Dança das Deusas aborda a Dança de uma perspectiva inovadora, apostando na força potencialmente transformadora da Arte, especialmente aliada à Meditação. Para a Tenda Literária, Geeta da Luz traz performance de dança & poesia, com inspiração dionisíaca no poema  “O Louco” de Khalil Gibran.

 

18h às 19h – Projecto OM – uma iniciativa de Renato BoS, Kim e Artur Neu, que hoje conta também com a participação de Greta Sisson. A proposta é produzir um estado de Paz (Shanti) e Contentamento (Santosha), através do canto dos mantras sagrados da Índia. Mantras são palavras que resumem, em poucas letras, o poder da energia vital. Esta vibração remove todo o lixo mental que nos impede de ser feliz agora. O Projecto OM mistura ritmos ocidentais com mantras Indianos. 

 

Confira o vídeo oficial e conheça o projeto da Tenda Literária http://youtu.be/L5hyznvlEj0

 

Reportagem da Unisul TV apresenta um recorte do evento realizado na Praia de Itapirubá nos dias 24 e 25/01: http://youtu.be/Dvb4uCScksk

 

Mais imagens em: 

https://www.facebook.com/tendaliteraria/photos_stream?tab=photos_albums

 

 

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz

Foto: Glaucia Maindra